Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 20 de julho de 2010

Defesa Civil capacita comunicadores e técnicos nas áreas de risco e desastre

Com a finalidade capacitar comunicadores e técnicos gerenciadores de desastres, a Coordenadoria de Defesa Civil do Maranhão promoverá a “Oficina Comunicação e Percepção de Riscos e Desastres”. As aulas acontecerão na quinta (29) e sexta-feira (30), no auditório do Comando Geral do Corpo de Bombeiro Militar do Maranhão (Bacanga).




A ação segue a diretriz nacional de unificação da comunicação de riscos no Brasil. A proposta é capacitar multiplicadores para atuação no gerenciamento de riscos de desastres com atenção aos desafios impostos pela realidade cultural e pelo nível de informação e conhecimento das comunidades vulneráveis.



“Esse curso é importante para que as pessoas tenham mais conhecimento nessa área e, pelo ofício da profissão, usem o conteúdo como ferramenta de democratização do processo de tomada de decisão”, declarou o coordenador executivo de Defesa Civil Estadual, coronel Robério dos Santos. “Mais que isso, que entendam a importância e o papel da imprensa em colaborar na prevenção e no gerenciamento de riscos de desastres, bem como, nas ações de respostas quando eles ocorrerem”, ressaltou.



O curso tem carga horária de 12 horas/aula e inclui em sua programação a aplicação de um questionário de opinião com foco nas áreas de comunicação e percepção de riscos. A oficina será ministrada por técnicos da Secretaria Nacional de Defesa Civil. Entre os participantes foram convidados agentes da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, imprensa, sociedade civil, comunidade científica, órgãos de proteção ambiental, entre outros.

Sem Garotinho, Cabral deve vencer disputa no Rio no 1o turno.

A eleição no Estado do Rio tem como franco favorito o atual governador, Sérgio Cabral (PMDB). Se tudo caminhar no ritmo de agora, Cabral pode levar a disputa já no primeiro turno como resultado de um conjunto de fatores que inclui a saída de seu principal rival da disputa e, sobretudo, a parceria com o presidente Lula.




O amplo apoio de prefeitos e ações na área de segurança são outros também impulsionam o atual governador, segundo analistas. O ex-governador Anthony Garotinho (PR) optou por concorrer a uma vaga na Câmara dos Deputados.



"Pelo que indicam as pesquisas de intenção de voto, a distância entre Cabral e o segundo colocado é enorme e quase impossível de ser revertida. Acho que a saída do Garotinho facilitou uma vitória no primeiro turno", disse à Reuters a cientista política Julita Lemgruber, do Centro de Estudos de Segurança e Cidadania da Universidade Candido Mendes.



"O Garotinho sempre teve muita força no interior e uma relação com prefeituras do PMDB, ex-partido dele e atual do Cabral. Agora, quase todos os prefeitos do interior estão com Cabral", acrescentou.



Dos 92 prefeitos do Estado, 91 estão ao lado de Cabral. Apenas a cidade de Campos ficou de fora por ser área de influência de Garotinho.



O partido de Sérgio Cabral está presente em 35 cidades e domina ainda a Assembléia Legislativa do Estado e a Câmara dos Vereadores da capital, onde estão cerca de 40 por cento dos eleitores fluminenses.



"A conjuntura aponta que há grandes chances de Cabral vencer no primeiro turno. A saída do Garotinho ajuda e o Cabral ainda tem apoio das prefeituras e toda a máquina a seu favor", afirmou o cientista político da FGV Fernando Lattman Weltman.



A possibilidade de Cabral vencer em primeiro turno é cogitada até dentro do comitê de campanha do principal adversário, o deputado Fernando Gabeira (PV).



"Ele (Gabeira) vai lutar para cair de pé, mas achamos que existe a possibilidade de uma derrota na primeiro turno. A saída do Garotinho foi muito ruim para nós e é uma disputa contra a máquina pública. O Gabeira não tem um vintém além da sua imagem e história", disse uma fonte da campanha do deputado.



"O lado bom de uma derrota no primeiro turno seria o fato de sobrar mais tempo para ele trabalhar para a campanha à Presidência", afirmou o integrante da campanha do PV.



Pesquisa Ibope divulgada no início de junho, ainda com Garotinho entre as possibilidades, aponta Cabral com 43 por cento das intenções de voto contra 21 por cento de Garotinho e 12 por cento de Gabeira.



Ao longo da sua gestão, Cabral também conseguiu um fato praticamente inédito: unir prefeitura e governos estadual e federal. "Essa aliança com Lula e (o prefeito) Eduardo Paes (PMDB) pode ser um trunfo a mais para o governador. Ele fez isso com muita habilidade como também fez com o Legislativo local", avaliou Lemgruber.



Em anos anteriores, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfrentava no Estado a oposição do casal Garotinho e na esfera municipal a do ex-prefeito Cesar Maia (DEM).



Já Gabeira emergiu para cargos majoritários nas eleições de 2008, quando disputou a prefeitura e foi derrotado por Paes, por pequena margem. A coligação que o apóia junta PV, PSDB, PPS e DEM.



"É uma coligação complicada, nós sabemos, mas diante das circunstâncias era o que deveria ser feito", disse Gabeira, que tem a difícil missão de ter que se dividir no plano nacional entre as candidaturas presidenciais de José Serra (PSDB) e Marina Silva (PV), enquanto Cabral está do lado de Dilma Rousseff (PT).



Para o cientista político da FGV, "é uma candidatura em cima de imagem que foi construída e bem aceita em 2008. É um aposta de alto risco e ambígua para alguém que talvez tenha que pedir voto para dois candidatos. Não existia alternativa para a coligação montada na eleição municipal e às vezes alguém tem que ir para o sacrifício", avaliou Lattman.

Seduc entrega prêmio a aluno vencedor de concurso do senado

O estudante do município de Carolina, Ednei Dias Teles, vencedor da etapa estadual do 2º Concurso de Redação do Senado Federal, recebeu um notebook, na sexta-feira (16), em Balsas, das mãos do secretário de Estado de Educação, Anselmo Raposo. Com o trabalho denominado "Meu Brasil, Minha Terra", o estudante conquistou o 12º lugar na etapa nacional da competição, que aconteceu ano passado.




"É um orgulho ver um estudante da rede pública estadual sendo premiado nacionalmente por um trabalho como esse. Sentimo-nos premiados também", afirmou o secretário de Educação, Anselmo Raposo.



Estudante do C.E. Sertão Maranhense, da unidade regional de Educação de Balsas, Ednei Dias Teles venceu a etapa estadual concorrendo com 25 alunos. Em nível nacional, conquistou o 12º lugar, concorrendo com alunos de mais de 17 mil escolas de todo o país.



O Concurso de Redação do Senado Federal, promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e das Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, teve como tema "Muito Prazer, sou cidadão de uma República chamada Brasil".



O objetivo é estimular entre os estudantes na faixa etária a partir de 16 anos, dos dois últimos anos do ensino médio, regularmente matriculados nas escolas públicas dos estados e do Distrito Federal, a reflexão sobre o papel da capital federal nos destinos da nação e o debate sobre a responsabilidade de cada cidadão como parte na construção de valores éticos, políticos e sociais do país.



O primeiro concurso foi realizado em 2008 pelo Senado Federal, em parceria com o MEC e o Consed. O concurso teve como tema "A Bandeira Nacional", voltado aos alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental das escolas estaduais, abrangendo cerca de 20 mil escolas públicas em todo o país.

São Benedito do Rio Preto recebe a Caravana dos Direitos Humanos

Levar o fortalecimento do controle social é a grande tônica da Caravana dos Direitos Humanos, projeto de iniciativa da Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Cidadania (Sedihc), que percorre o Maranhão desde agosto de 2009. Nesta terça-feira (20), a equipe da Caravana desembarca em São Benedito do Rio Preto, onde fará um grande seminário de encerramento para os municípios da Região do Baixo Parnaíba.




A cidade será o último polo a receber as atividades da Caravana dos Direitos Humanos, que na semana passada passou por Balsas e Santa Luzia do Paruá. Ao todo, o Projeto percorreu 22 municípios do Maranhão, com o intuito de estruturar espaços para o fortalecimento do controle social nas áreas das políticas públicas e dos direitos criando colegiados de Conselhos Municipais de Direitos Humanos, envolvendo a sociedade civil e o poder público das cidades.



Com o tema "Sistema Nacional dos Direitos Humanos e Política Nacional dos Direitos Humanos" as últimas atividades em São Benedito do Rio Preto contarão com a realização de oficinas e seminários de capacitação para os agentes multiplicadores da região.



O objetivo é que esses agentes possam constituir a Rede de Servidores Amigos dos Direitos Humanos, formada por servidores públicos municipais na perspectiva de implementação dos direitos humanos nas áreas da Criança e do Adolescente, da Juventude, Etnia, Mulher, Idoso, Pessoas com Deficiência e LGBT.



Para a coordenadora da Caravana, Maria Ideltrudes Freitas, esse último momento é importante, pois a maioria dos agentes multiplicadores já tem um conhecimento prévio dos direitos humanos, abordados durante as primeiras oficinas de capacitação. "A fase mais complicada foram as oficinas, já que tínhamos que fazer as pessoas entenderem a importância dos direitos humanos. Agora levaremos o fortalecimento de todos esses conceitos através do seminário e de mais uma oficina", explanou.