Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

ASSOCIAÇÃO QUER SEDE PRÓPRIA PARA ACOLHER CRIANÇAS CARDIOPATAS

Para comprar a sede da Associação Baiana de Assistência à Criança Cardiopata (ABACC), fundada em abril deste ano, o Hospital Ana Nery (HAN), juntamente com a referida Associação, lançam no dia 24 de agosto, no Espaço Unibanco de Cinema - Glauber Rocha, uma campanha em nível estadual, para arrecadar fundos com a finalidade de adquirir um imóvel. 

A casa que será adquirida pela ABACC fica ao lado do Ana Nery e está avaliada em R$ 240 mil. Com dois pavimentos e uma área ampla, o imóvel deve ser comprado pela entidade até 30 de setembro. O local dará apoio aos pais com filhos cardiopatas, moradores de cidades do interior baiano, que vêem à capital em busca de assistência médica. 

De acordo com o diretor médico do Hospital Ana Nery, Roque Aras, cerca de 50% dos pacientes atendidos na unidade são residentes do interior, que precisam de apoio para se manter em Salvador. Ele explica que a maioria das famílias é mantida no próprio hospital, para garantir a continuidade do atendimento das crianças após o diagnóstico. 

A expectativa é que com a sede da associação haverá uma redução do tempo de permanência dos pacientes e de seus pais no hospital e, além disso, os leitos serão liberados para outros tipos de atendimento pediátrico. Com isso, o número de cirurgias realizadas pode aumentar, o que diminuiria o tempo de espera das famílias que aguardam a realização de procedimentos cirúrgicos nas crianças. Atualmente, o Ana Nery realiza 400 cirurgias por ano.
Há quatro meses no hospital, a doceira Adriana Cardoso da Silva, 39 anos, acompanha o filho de um ano e quatro meses, que foi submetido, em maio, a uma cirurgia para a correção de um defeito no septo atrioventricular, uma malformação cardíaca que pode causar a morte. Moradora de Vitória da Conquista, ela conta que foi acolhida pelo hospital, porque não tinha recursos para se manter em Salvador. “Eu não tinha onde ficar. Não conheço ninguém em Salvador e fiquei estes quatro meses aqui no hospital acompanhando o tratamento de meu filho. Se tivesse uma casa de apoio seria muito melhor. Eu iria me sentir mais a vontade e podia cuidar do meu filho num ambiente de lar. Esta associação que vão fazer agora vai ajudar a muitos pais que, como eu, precisam ficar com suas crianças, mas não têm recursos financeiros para permanecer em Salvador”, afirmou Adriana.

A idealizadora da Associação Baiana de Assistência à Criança Cardiopata (ABACC), Camila Valverde, que também é mãe de uma criança cardiopata, conta que a ideia surgiu quando seu filho foi fazer um tratamento em São Paulo e ficou hospedado na Casa de Apoio da Associação de Assistência à Criança Cardíaca e à Transplantada do Coração (ACTC). 

“Trouxe a ideia para Salvador e o hospital está me dando todo apoio necessário. Há mais de um ano, estamos planejando a ONG, regularizando a documentação. Agora, nossa luta é conquistar a sede, que irá acolher mães e pacientes, proporcionando a eles o conforto de um lar e ao mesmo tempo assegurando o tratamento dos pequenos”, enfatiza.

A casa de apoio vai dispor de estrutura física com 21 dormitórios e profissionais de saúde nas áreas de psicologia, serviço social e técnico em nutrição. Para fazer doações e ajudar na compra da sede, os interessados podem depositar qualquer quantia na conta da associação: Banco do Brasil, Agência: 1223-8, Conta Corrente: 38.500-X, em nome da Associação Baiana de Assistência à Criança Cardiopata (ABACC)