Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SEMINÁRIO DISCUTE POLÍTICAS VOLTADAS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Como os municípios podem se mobilizar para garantir os direitos das crianças e adolescentes? Esse é a questão proposta pelo seminário “Um Município para as Crianças: Avanços e Desafios do Sistema de Garantia de Direitos”. O encontro visa o aprofundamento do debate de estratégias para a estruturação e pleno funcionamento do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente.

Realizado pela Fundação Abrinq – Save the Children, o evento teve início na quinta-feira (19) e se estendeu até esta sexta (20), no Sol Bahia Hotel, em Patamares, com a participação de prefeitos e representantes municipais de conselhos de defesa da criança e do adolescente, além de Letícia Souto Maior, coordenadora da Abrinq; Eliezer Cruz, subsecretário municipal de Educação e representante do prefeito João e Marcelino Oliveira, membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O evento busca também contribuir com a gestão municipal, por meio do termo de compromisso do Programa Prefeito Amigo da Criança. Criado em 1996, a iniciativa mobiliza e apoia prefeitos para que eles implementem ações políticas que garantam os direitos das crianças e dos adolescentes.

O secretário de Relações Institucionais, Emilson Piau, representou o governo do Estado na cerimônia de abertura, onde os convidados enfatizaram, dentre outras questões, a importância dos recursos orçamentários para a execução de projetos e políticas públicas e a intensa mobilização dos governos e da sociedade civil para atender às demandas do segmento. “A criança tem que ser prioridade absoluta no País”, afirmou Waldemar Oliveira, coordenador do Centro de Defesa da Criança e do Adolescente (Cedeca).

Ao relatar sua experiência pessoal no projeto social Conquista Criança – que ganhou o Prêmio Abrinq de 1999 – enquanto integrava o gabinete da prefeitura de Vitória da Conquista, o secretário Emilson Piau disse ter aprendido com pedagogos e psicólogos a importância da atenção à criança e ao adolescente, a partir de um olhar inclusivo. “Na década de 60, as iniciativas eram mais voltadas para exclusão, através da Febem, dos jovens em situação vulnerável. Hoje, precisamos pensar em ações mais inclusivas”, disse.

De acordo com Piau, nos séculos XVI e XVII, a criança era vista como adulto em miniatura, dependente financeiramente, que só conseguia sua emancipação quando adquiria a capacidade de se prover. A partir do século XVIII é que surgiu uma nova cultura, onde o afeto passou a predominar, embora isso não impedisse que jovens fossem impelidos a contribuir com a economia familiar.

O secretário acredita que é preciso transformar as mentes das pessoas, para uma maior sensibilidade na execução de ações afirmativas para as crianças. “É preciso imprimir amor e afeto na condução desse processo”, destacou. Além do seminário, está prevista uma oficina, na qual adolescentes irão discutir expectativas e soluções na garantia dos direitos.