Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Dilma promete Fies mais barato e com prazo maior para pagar

Ao citar o novo Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira que o estudante terá crédito mais barato e maior tempo de carência para quitar a dívida com o governo. Dilma ressaltou que programa terá uma taxa de juros de 3,4% ao ano, menor do que no governo Lula. “Eu quero acrescentar que o Novo Fies é uma opção simples, não é por falta de opção que você não vai ter acesso à universidade”, declarou Dilma em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta. Segundo Dilma, aluno só terá que começar a pagar o financiamento do curso superior um ano e meio depois de formado. Nesse período, segundo Dilma, será possível encontrar um emprego e assumir uma renda. A presidente falou ainda sobre o Pronatec (Programa Nacional de Acesso à Escola Técnica), que começará a vigorar em março. De acordo com ela, o programa deverá “ampliar o caminho de acesso à educação profissional para os jovens do ensino médio e para os trabalhadores brasileiros sem formação profissional”. 

MEC recomenda que escolas deixem de reprovar

No apagar das luzes do governo Lula, o ministro da Educação, Fernando Haddad, homologou a recomendação do Conselho Nacional de Educação (CNE) que acaba com a reprovação nos três primeiros anos do ensino fundamental e cria o Ciclo de Alfabetização e Letramento. Já a partir deste semestre, gestores de todas as escolas do Brasil podem decidir se continuam com o sistema seriado, mantendo a possibilidade de reprovação, ou se adotam a recomendação. A medida foi tomada, segundo a secretária de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), Maria do Pilar Lacerda, a partir da constatação de que muitas crianças são reprovadas no primeiro ano: — Tivemos um índice de aprovação de 94,9%, em 2009, o que nos mostra que, de cada cem crianças, cinco ainda são reprovadas logo que ingressam na escola. Pesquisas apontam que, se o aluno é reprovado, dificilmente terá sucesso. A recomendação, que não é lei, é para garantir que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos. O Brasil tem, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), 31 milhões de alunos no ensino fundamental. Desses, quase dez milhões estão nos três primeiros anos. No entanto, pouco mais de dois milhões têm mais de cinco horas de aula por dia.

Tribunal de Justiça deve privatizar cartórios na Bahia

Após uma série de denúncias publicadas nos últimos meses pela Tribuna da Bahia, mostrando a precariedade de atendimento nos cartórios de Salvador e Região Metropolitana, o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) está convencido que a privatização é a única maneira de melhorar os serviços dos cartórios extrajudiciais. A decisão foi discutida pelo juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Marcelo Berthe, que esteve em Salvador, na última quarta-feira, para estudar o assunto com o Judiciário local. Segundo ele, a  Bahia é o único estado brasileiro que mantém os cartórios estatizados. Preocupada com os transtornos que a população baiana vinha enfrentando nos cartórios, como foi mostrado em uma série de reportagens publicada por este jornal no último dia 27 de janeiro, a ministra do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Eliana Calmon, teve uma audiência com uma comissão do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (Sinpojud). Na ocasião, ela destacou que a Corregedoria teria comparecido à Bahia e fez uma tomada de posição sobre as irregularidades que foram apresentadas.

Paramirim: Ex-secretário acusado de pedofilia está entre cinco presos foragidos

Em Paramirim, na madrugada desse domingo, cinco presos fugiram da delegacia da cidade, após arrancarem o vaso sanitário, cavarem um buraco na cela. Entre os fugitivos está o ex-secretário de comunicação da Prefeitura de Macaúbas, José  Glicélio Santos, que foi preso pela Polícia Federal portando material pornográfico de crianças e adolescentes.  Segundo informações da polícia, alguns presos que fugiram tinham sido transferidos de Livramento de Nossa Senhora, por questões de segurança. A polícia está realizando buscas em toda a região para tentar localizar os foragidos.