Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 12 de abril de 2011

Chuva provoca alagamentos e ameaças de deslizamento em Salvador

A chuva que caiu em Salvador na madrugada desta terça-feira, causou transtornos para moradores da capital em diversos bairros. De acordo com a Defesa Civil de Salvador (Codesal), desde a meia-noite de hoje até as 8h45, foram registradas seis solicitações de emergência, sem feridos. Foram duas ameaças de desabamento, em Macaúbas e na Liberdade; uma árvore ameaçando cair na Boca do Rio; uma árvore caída em frente ao Colégio Góes Calmon, em Brotas; um desabamento de imóvel no Arraial do Retiro e um deslizamento de terra na Boca do Rio. No bairro da Calçada, Avenida Nilo Peçanha, e no Comércio, na altura do Ministério da Fazenda, grandes alagamentos causam transtornos para os motoristas e provocam congestionamento do trânsito nesta manhã.

6,7 mil servidores sem concurso na ”elite” da burocracia

O retrato da máquina pública no início do governo Dilma Rousseff revela a existência de 6.689 funcionários não concursados nos cargos de confiança da Presidência e dos ministérios – o equivalente a quase um terço do total de postos preenchidos por nomeações. Destes, quase 500 estão nas duas faixas salariais mais altas do funcionalismo. Dilma herdou da gestão Luiz Inácio Lula da Silva uma estrutura burocrática que permite a nomeação de cerca de 21,7 mil pessoas para cargos de confiança – os chamados DAS, exercidos por quem tem função de chefia ou direção e pela elite dos assessores da presidente, de ministros e de secretários. Em fevereiro deste ano, 31% desses cargos eram ocupados por não concursados, e 64% por servidores de carreira, segundo dados do Portal da Transparência do governo federal. Há ainda uma pequena parcela de servidores cedidos por órgãos de outras esferas – do Legislativo, de governos estaduais e de prefeituras municipais, por exemplo. Os postos DAS, que em conjunto consomem quase R$ 100 milhões por ano em salários, estão entre os mais visados pelos partidos que buscam acomodar seus representantes na Esplanada dos Ministérios.

Estudantes da UFBA prestam serviço de declaração de IR para população

Os estudantes de contabilidade da Universidade Federal da Bahia (UFBA), atenderão gratuitamente as pessoas que tiverem interesse em declarar imposto de renda. A ação começa na quarta segue até o dia 28. O atendimento será de segunda a sexta, das 9h às 17h, na Faculdade de Ciências Contábeis da UFBA (Praça da Piedade, 06 – Centro), na sala do Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis (DACIC). Eles também atenderão no dia 16 de abril, apenas das 9h às 13h. O evento faz parte do Projeto Jovem Contador, realizado pela Faculdade de Ciências Contábeis e pelo Diretório Acadêmico de Ciências Contábeis (DACIC) da UFBA. Durante o processo, os alunos serão supervisionados por professores do curso, sob a coordenação do professor João Vicente Costa Neto.

Professores fazem greve em três universidades

Os professores de três universidades estaduais da Bahia (Uefs, Uesc e Uesb) estão comas atividades paralisadas por tempo indeterminado. Eles solicitam a retirada da cláusula que congela os salários dos professores até 2015 do acordo salarial apresentado pelo governo do Estado e pela revogação do Decreto 12.583/11 e da Portaria complementar 001/11. Na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), a greve teve início onteme deixou mais de sete mil alunos semaula. Grevistas permaneceram na instituição e fizeram panfletagem organizada pela Adufs (Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana). Estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) passam abaixo-assinado para atingir 20% de apoio de alunos e realizar, hoje, assembleia para deliberar sobre greve, formando um movimento unificado em apoio aos cerca de 800 professores e 300 funcionários parados desde a última sexta-feira. Segundo o professor Marcos Neves, os decretos do governo apertam mais o orçamento das universidades e centralizam mais o processo de contratação. Todos os cursos cancelaram disciplinas, por falta de professores. Os mais atingidos são matemática, comunicação social, filosofia, ciências sociais e até os de engenharia química, civil, elétrica e mecânica, criados recentemente
Dilma diz que pretende derrubar o juro ao longo do seu governo
Publicada: 12/04/2011 13:06| Atualizada: 12/04/2011 13:06


Roberto Stuckert/Divulgação
Dilma em sua primeira visita oficial à China


A presidente Dilma Rousseff disse hoje, em Pequim, que pretende "derrubar" o juro ao longo de seu governo, para torná-lo compatível com a taxa internacional. "Não vou derrubar depois de amanhã. Estou dizendo que é num horizonte de quatro anos. É possível, sim, perfeitamente. Esse é o desafio que o Brasil vai ter de enfrentar, pelo menos desta vez", afirmou.


A declaração de Dilma foi ao término de um dia repleto de compromissos entre ela e o presidente da China, Hu Jintao. Em rápida entrevista, a presidente admitiu que o câmbio no Brasil ainda é motivo de "grande preocupação". "Nós temos tomado todas as medidas num quadro em que a política cambial é de câmbio flexível. Todos nós sabemos, perfeitamente, o porquê nós estamos (fazendo isso). Vai desde a política de ajuste dos países desenvolvidos até o fato de que o Brasil ainda opera com taxa de juro mais elevada que o resto do mundo", argumentou a presidente. "Não é uma situação que nós resolvamos por decreto."


Dilma afirmou que o governo está "consciente, alerta e tomando todas as medidas necessárias para que isso não se transforme em problema maior do que já é." Ao ser questionada sobre as reclamações de empresários brasileiros, que dizem ter dificuldade de exportar seus produtos para a China, justamente por causa do câmbio, a presidente disse que hoje o mundo assiste a um processo pelo qual a disponibilidade de grande liquidez provoca processos "extremamente instáveis" de valorização de moedas. "Temos visto um esforço imenso que o Ministério da Fazenda e o Banco Central vêm fazendo no sentido de coibir movimentos especuladores. Vamos continuar perseguindo isso", insistiu.