Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 17 de agosto de 2010

SECRETARIA DE SAÚDE DA BAHIA EMITE ALERTA SOBRE O SARAMPO

A Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica, alerta para a necessidade urgente da intensificação da vigilância do sarampo nos portos, aeroportos, fronteiras, hospitais, unidades de saúde públicas e privadas e laboratórios, bem como para a manutenção da vigilância ativa, através da notificação imediata de todo caso suspeito da doença para a Sesab ou diretamente às secretarias municipais de Saúde. 

A medida foi adotada pela secretaria em decorrência de alerta epidemiológico do Ministério da Saúde, com a notificação de suspeita de surto de sarampo na Argentina, com três casos suspeitos, sendo que dois desses casos tiveram passagem pela África do Sul, país onde o sarampo ainda apresenta comportamento endêmico. 

Além disso, o Ministério da Saúde recebeu da Secretaria da Saúde do Pará a notificação de um caso suspeito de sarampo com resultado laboratorial reagente (um homem de 19 anos) e de mais dois outros casos suspeitos vinculados ao primeiro, que tiveram resultados laboratoriais negativos para sarampo. Ou seja, dos três casos notificados, um foi confirmado até o momento, sem histórico de deslocamento para o exterior.

Diante dessas duas notificações e considerando que a Bahia é uma área de intenso fluxo turístico, com risco de importação viral advindo de outros países onde a doença ainda apresenta comportamento endêmico, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Sesab já enviou alerta a todas as diretorias regionais de Saúde (Dires), núcleos de vigilância hospitalar, entidades de classe dos profissionais de saúde e órgãos ligados ao turismo. 

Todo caso suspeito de sarampo deve ser notificado à Sesab através dos telefones 3116-0034 ou 3116-0041, ou pelo e-mail divep.exantematicas@saude.ba.gov.br.