Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Internautas de A TARDE elegem o 'baiano de todos os tempos"

Da Redação
Os internautas do Portal A TARDE vão eleger  "O Maior Baiano de Todos os Tempos". Por meio de uma enquete, é possível votar em uma das dez personalidades indicadas por um grupo de notáveis. O júri foi formado por 214 pessoas de diversas áreas, que apontaram 122 baianos de destaque.
O nome do jurista e político Ruy Barbosa (1849-1923) foi o mais indicado no levantamento entre os notáveis, seguido de Castro Alves e Jorge Amado. As dez personalidades da Bahia que foram mais votadas seguem para apreciação dos internautas.

Saiba mais

Enquete

A TARDE revelou na edição deste domingo, 15, o resultado da enquete feita com um grupo de notáveis que elegeu os maiores baianos de todos os tempos. Agora é a vez de os internautas do portal também fazerem sua escolha. Vote em um dos 10 nomes como "O maior baiano de todos os tempos".

 

Reunião delimita parâmetros para a candidatura do PT à sucessão baiana

por
Fernando Duarte
Publicada em 20/09/2013 00:58:00
Representantes do Partido dos Trabalhadores realizam nesta sexta-feira (20/9) a primeira reunião de um grupo de trabalho criado para definir os parâmetros para a escolha do candidato do PT ao governo da Bahia em 2014. A comissão, formada pelo presidente do PT no Estado, Jonas Paulo, pelo secretário de Relações Institucionais, Cézar Lisboa, pelo líder do PT na Assembleia Legislativa, deputado Rosemberg Pinto, representando a bancada estadual, pelo deputado Luiz Alberto, representando a bancada federal, e pelo secretário de Organização do PT baiano, Everaldo Anunciação, tem por obrigação delimitar critérios menos subjetivos para definir quem será o nome petista para disputar a sucessão de Jaques Wagner.
O encontro acontece em meio ao início das pressões internas e externas para uma definição da sigla, que apresenta quatro pré-candidatos: o secretário da Casa Civil, Rui Costa, o titular do Planejamento, José Sérgio Gabrielli, o senador Walter Pinheiro e o ex-prefeito de Camaçari, Luiz Caetano. Dentro da sigla, no entanto, a pressão é maior por conta das movimentações dos próprios candidatos do que pelo próprio processo eleitoral.
Por enquanto, o PT baiano concentra boa parte dos esforços para chegar a entendimentos nos cenários municipais e no plano estadual, cujo substituto de Jonas Paulo será escolhido no próximo mês de novembro – o candidato apontado como franco favorito para vencer a disputa é Everaldo Anunciação, que participa da comissão.
A primeira reunião do colegiado será realizada numa semana que começou com declarações de um dos pré-candidatos, Gabrielli, apontando que, mesmo que Wagner tenha uma preferência pessoal, a posição do partido deverá ser tão preponderante – ou mais – na escolha do candidato da legenda.
Nas entrelinhas, o titular sugeriu que as especulações de que Wagner tem predileção por Rui Costa não amedronta os demais pré-candidatos. E ainda reforça a tese de que o controle do partido vai influenciar no processo de escolha do cabeça da chapa do próximo ano, já que nenhum petista aposta na opção por um candidato de outro partido, ainda que da base aliada.

Marcelo Nilo diz que aliados preferem o nome dele do que um candidato do PT

por
Lílian Machado
Publicada em 20/09/2013 00:57:00
Envolvido em um arsenal de estratégias, que inclui roteiro de seguidas viagens pelo interior do Estado, inserções televisivas e afirmações diárias em entrevistas aos programas mais populares de rádio, o deputado estadual Marcelo Nilo (PDT), presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, investe na conjuntura pré-eleitoral de 2014, dando sinais de que sua pré-candidatura ao governo do Estado pode ser pra valer.
Além de se dirigir ao público como uma alternativa ao páreo, Nilo sinaliza a possível costura com os aliados, apostando no desgaste do PT para cravar seu nome às sucessão ao governador Jaques Wagner (PT).
O dirigente do Legislativo estadual apontou para esse cenário ao dizer com ênfase, ontem, em entrevista a rádio Tudo FM, que os líderes dos partidos que integram a base aliada preferem a sua postulação a um nome do PT ao governo. “Estou convencido neste momento que quem reúne as melhores condições políticas da base do governo sou eu, Marcelo Nilo, pelas relações que construi com os partidos aliados. Apesar de que eles não vão confirmar, eu estou convencido de que Otto Alencar prefere a mim ao candidato do PT, que Mário Negromonte, presidente do PP, prefere a mim ao candidato do PT, que a senadora Lídice da Mata, se não for candidata, prefere a mim, que Daniel Almeida, presidente do PCdoB, prefere a mim, que José Rocha, presidente do PR, prefere a mim, que Benito Gama, presidente do PTB, Eliel Santana do PSC, Toninho do PSL preferem a mim ao candidato do PT”, declarou.
Nilo destacou a “convicção” de que é o melhor candidato para concorrer à cabeça de chapa, contudo frisou que só conseguirá tal feito numa articulação com o governador. “O candidato do coração do governador é do PT. Eu sou a segunda opção do coração dele. Só sairei candidato combinado com o governador”, disse ao lembrar que Wagner é o “técnico” que definirá o jogo.
O pedetista considerou a possibilidade de os pré-candidatos petistas não se viabilizarem e dessa forma seu nome pontuar como o ideal dentro da base. Nilo vislumbrou a hipótese de o PT confirmar a escolha do candidato próprio no mês de novembro e o governador bater o martelo em fevereiro do próximo ano. “Vão sentar em fevereiro os dois candidatos da base, o do PT e eu. Aquele que tiver as melhores condições políticas vai ser o candidato do governador”.
Interesse em conquistar petistas
Embora lideranças do PT já tenham deixado claro que não irão abrir mão da candidatura para um aliado, o presidente do Parlamento estadual cogitou a possibilidade de conquistar os “parceiros de 23 anos” nessa empreitada. “O PT, que é um grande partido que me apoiou para presidente da Assembleia por quatro vezes, mas isso só aconteceu aos 45 minutos do segundo tempo. Quando eles tentarem viabilizar a candidatura e não conseguirem vão dizer: - Vai dar Marcelo Nilo ou um candidato da oposição, Geddel, Paulo Souto. Dessa forma vamos acompanhar Marcelo Nilo, que sempre foi nosso parceiro e do governador, com quem eu tenho uma relação de fidelidade”, conjeturou.
Nilo também acredita que após demonstrar musculatura eleitoral, Wagner, a quem classifica como um grande amigo, vai apostar em seu nome. “O governador sempre prestigiou os aliados e eu sempre estive do lado do governador nos momentos bons e ruins”, afirmou, lembrando que esteve ao lado do chefe do Executivo baiano na greve da Polícia Militar e dos professores que ficaram acampados por mais de cem dias na Casa Legislativa.
 
 

Prefeitura de Salvador cria estações que fornecem bicicletas por R$ 10 ao ano

Publicada em 17/09/2013 14:38:49
As "laranjinhas" ficarão em pontos estratégicos da cidade
As "laranjinhas" ficarão em pontos estratégicos da cidade
As primeiras estações de compartilhamento de bicicletas e o primeiro circuito de ciclofaixas (Campo Grande – Centro Histórico) vão ser inaugurados pela prefeitura de Salvador no domingo (22/9), Dia Mundial sem Carro. As estações integram o "Movimento Salvador vai de Bike".
O objetivo é incentivar o uso de bicicletas na cidade, buscando impactar positivamente a mobilidade urbana, bem como difundir uma cultura de sustentabilidade entre os soteropolitanos, através do estímulo à utilização de transportes alternativos não poluentes e à consequente redução da emissão de gases nocivos à saúde.
Buscando a aceitação e adesão pela população, a iniciativa atua em diversas frentes, que são: implantação de 40 estações públicas de compartilhamento de bicicletas e circuitos de ciclofaixas de lazer e turismo; ações de educação e conscientização, a exemplo da realização de eventos e atividades pró-uso de bicicletas; implantação e requalificação da infraestrutura cicloviária e dos bicicletários; e políticas públicas voltadas para o setor e para o desenvolvimento econômico, por meio do estímulo aos chamados “bike negócios”.
O Sistema Público de Bicicletas Compartilhadas consiste na instalação de estações inteligentes em locais estratégicos da cidade, conectadas a uma central de operações via conexão sem fio, alimentadas por energia solar. Em Salvador, o uso do sistema será praticamente gratuito. O usuário deverá arcar apenas com o credenciamento anual, no valor de R$ 10, valendo-se do serviço ao longo de 12 meses, ou seja, sem a cobrança de tarifas diárias ou mensais, diferente do que ocorre em outras capitais.
Circuitos - Para incentivar ainda mais o hábito de andar de bicicleta, acontecerão também os Circuitos de Ciclofaixas de Lazer e Turismo, sendo o do Campo Grande - Centro Histórico, primeiro a ser inaugurado, funcionará no domingo das 7h às 16h.
As ciclofaixas visam a oferecer à cidade uma opção de baixo impacto sobre o ambiente urbano, ao mesmo tempo em que contribuem para a valorização do patrimônio histórico e cultural da capital baiana. Para isso, foram identificados pontos estratégicos nos roteiros (praças, museus, monumentos históricos, paisagens), com o objetivo de incentivar a visitação, fortalecendo o turismo.
O procedimento para seleção das empresas interessadas na prestação de serviços de implantação, operação e manutenção do Sistema de Bicicletas Compartilhadas e Ciclofaixas de Lazer foi realizado através de chamamento público, cujo resultado final foi divulgado em 30 de agosto, no Diário Oficial do Município.