Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Alimentos desaceleram e ajudam a conter inflação, diz IBGE


Melhora do clima e estoques cheios baixaram o preço do arroz.
IPCA ficou em 0,6% em novembro, perto do visto em outubro, de 0,59%.

Lilian QuainoDo G1, no Rio

Evolução do IPCA (Foto: Editoria de arte/G1)
A desaceleração no ritmo de alta dos preços dos alimentos ajudou a conter o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, que ficou em 0,6% - praticamente igual à taxa de outubro (0,59%), segundo divulgou nesta sexta-feira (7) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
No ano, o indicador acumula alta de 5,01% - taxa infeiror aos 5,97% verificados no mesmo período de 2011. Em 12 meses, o IPCA ficou em 5,53%, acima dos 5,45% relativos aos 12 meses imediatamente anteriores.
Apesar de continuar em alta, o avanço nos preços dos alimentos perdeu fôlego: a variação de 1,36% em outubro caiu para 0,79% no mês seguinte. Entre os alimentos que ajudaram a conter o aumento maior da taxa está o arroz, que de uma variação de 10% em outubro, passou para 4,05% em novembro - movimento observado também no óleo de soja e no café, que também caíram.
Isso porque, segundo Eulina Nunes dos Santos, coordenadora da Coordenação de Índices de Preços do IBGE, as condições climáticas, que ao longo do ano vinham prejudicando as safras, melhoraram, proporcionando menores preços no varejo. Outra razão para a desaceleração dos preços de alimentos está nos estoques, que estão cheios. Segundo Eulina, os produtores tendem a segurar seus produtos em tempos de incertezas em relação ao clima.
Transportes, segundo do grupo importância nas despesas das famílias depois dos alimentos, teve forte impacto no IPCA de novembro: variação de 0,24% em outubro subiu para 0,68%.
As passagens aéreas, com os feriados de novembro, aumentaram obedecendo à política de oferta e demanda, e as companhias aéreas também repassaram ao consumidor parte dos aumentos de seus custos. Eulina explica que o querosene de aviação aumentou 12% este ano. A gasolina aumentou 12,7% em Curitiba e 4% em Salvador, cidades onde o preço estava defasado.
Despesas com habitação também pesaram no bolso das famílias, com o aumento dos preços da energia elétrica no Rio de janeiro e em Belém. O custo dos empregados domésticos continua impactando o orçamento, acumulando uma alta de 11,81% no ano, diz Eulina.
A expectativa de fim da redução do IPI no fim do ano aumentou a demanda pelo carro novo, acelerando a variação de 0,32% em outubro para 0,52% em novembro
.

Barbosa fica entre petistas no velório de Niemeyer


Barbosa fica entre petistas no velório de Niemeyer
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa esteve lado a lado com petistas nesta quinta-feira (6), durante o velório do arquiteto Oscar Niemeyer, no Palácio do Planalto. O presidente do STF fez uma pausa na sessão para presenciar a chega do corpo. No espaço reservado para autoridades, o ministro do Supremo sentou-se entre o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz (PT). Três fileiras atrás, na mesma direção, estavam o presidente da legenda, Rui Falcão, e o futuro líder do partido na Câmara, o deputado José Guimarães (PT-CE), irmão de José Genoíno, um dos condenados do mensalão. O PT foi a sigla que mais teve representantes punidos no julgamento do escândalo de corrupção. Informações do Globo.

Bahia Notícias