Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Agentes da Lemos Brito protestam contra extinção da revista corporal; medida é proposta pelo governo, diz sindicato

por Bárbara Souza
Agentes da Lemos Brito protestam contra extinção da revista corporal; medida é proposta pelo governo, diz sindicato
Imagem: Reprodução Google Earth
Servidores da Penitenciária Lemos Brito, na Mata Escura, fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (6) para protestar contra a proposta do governo estadual de implementar “a Portaria 397, que altera o procedimento de revista no sistema prisional do estado”, disse o coordenador-geral do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado da Bahia (Sinspeb), Ailton Ferreira de Santiago, em entrevista ao Bahia Notícias. Segundo ele, a norma determina o fim da revista corporal aos visitantes, tarefa que passaria a ser feita por máquinas, como o “portal de raio-x” e as “esteiras, semelhantes às usadas no aeroporto”. “Fomos contra a medida porque o governo não criou as condições para que isso funcione”, afirmou o dirigente sindical ao BN, ao ressaltar que concorda que o método atual de revista “é medieval”, mas, na atual situação, indispensável para a segurança. “Estamos questionando porque o governo está querendo implementar a medida antes de ter os equipamentos necessários”, declarou. De acordo com Ailton Santiago, o secretário de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte, disse que “só vai poder comprar um portal [de raio-x]”, que custaria cerca de R$ 1 milhão e seria instalado na entrada do complexo penitenciário da Mata Escura. “O problema é que atrás é tudo aberto”, afirma. Ele esclarece que entre a entrada principal onde o equipamento seria instalado e as unidades, os visitantes poderiam ter acesso a “armas, drogas e outros materiais”. “Já flagramos várias vezes o lançamento de ‘bolas’ na UED [Unidade Especial Disciplinar]”, contou. As "bolas" são uma espécie de trouxa que contem armas brancas, celulares, drogas e similares. Segundo o coordenador-geral do Sisnpeb, o governo estadual “voltou atrás, por enquanto” e não vai implementar “agora” as mudanças na revista. Procurada pelo BN, a assessoria da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap), afirmou que "ainda não tem uma posição" sobre o assunto. "Quando tivermos, passaremos para a imprensa", prometeu.

   
Candidato à reeleição em Recife, o vereador Vicente André Gomes (PSB), 60 anos, registrou um boletim de ocorrência em uma delegacia da cidade por causa de uma agressão que teria sofrido na noite de quarta-feira (5). De acordo com a polícia, um homem destruía placas de propaganda do político, que flagrou a cena. Quando o vereador se aproximou, uma pedra foi atirada contra ele. Em seguida, após discussão, o filho do homem deu um soco no rosto de Gomes. O agressor foi preso em flagrante. Já o outro envolvido fugiu. Segundo o advogado do jovem – que será indiciado por agressão física, ameaça e dano ao patrimônio – o político teria colocado material de campanha na calçada de um imóvel do pai dele. O delegado de plantão do bairro de Casa Amarela, Marcos Pereira, disse que o político e o suposto agressor já se conheciam. Ele teria sido candidato a vereador em eleições passadas. Informações do G1

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 09:28

Coluna A Tarde: A viagem de Wagner

O governador Jaques Wagner viajou para uma rodada de negociações, segundo diz, na Europa e na Ásia, de modo a discutir com empresários de peso a questão da mobilidade urbana em Salvador, especialmente o metrô, na sua segunda etapa que chegaria a Pirajá, Cajazeira e cortaria a Av. Paralela até o vizinho município de Lauro de Freitas. Há quem não acredite que o tempo facilitará os projetos porque, já praticamente chegando a meados de setembro, não há informação sobre licitação. Projetos fala-se que há. De qualquer maneira, o metrô nas três últimas etapas dificilmente, mas dificilmente mesmo, sairá neste governo, se é que começará. Clique aqui para ler na íntegra a coluna de Samuel Celestino publicada no jornal A Tarde desta quinta-feira (6). 

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 09:24

A saída é crescer-I

por Samuel Celestino
É verdade que as pesquisas sobre a campanha eleitoral de Salvador são poucas, mas, levando em consideração também as anteriores realizadas para consumo interno dos partidos, o movimento do cenário não condiz com o que os candidatos esperavam, especialmente os que estão em posição desconfortável, como Pelegrino e Mário Kertész. O único conforto é para ACM Neto, no patamar dos 40%, quando seus adversários admitiam que a sua corrente política o colocaria, como na eleição anterior, no máximo na casa dos 20% a 25%, levando em consideração ainda a rejeição, que não se manifestou, até aqui, com a intensidade esperada. O crescimento de Nelson Pelegrino, desde que iniciou a campanha oficial, foi de apenas pouco percentuais -5% no melhor cenário- sem que em nada prejudicasse ou ameaçasse o DEM. Como por mim já citado, não adianta Nelson crescer se de igual maneira não for acompanhado por Mário Kertész, de sorte a forçar, com o somatório deles e dos demais candidatos, o segundo turno que, por ora, não apresenta indícios.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 09:22

A saída é crescer-II

por Samuel Celestino
Para se utilizar uma palavra que está em moda no STF, no julgamento do mensalão, mera questão de dosimetria. Daí porque dos dois ministros que votaram pela absolvição de João Paulo Cunha, Ricardo Lewandowki já adiantou que ele não participará da dosimetria da pena em relação aos réus que absolver, porque diminuirá a pena dos que condenarem. Dias Toffoli não diz palavra. Se Mário e Nelson Pelegrino não crescerem para chegar perto de Neto, o somatório da intenção de votos dos dois não ameaçará a liderança de ACM Neto. A questão é a mesma: dosimetria. Mas os petistas e Kertèsz estão confiantes de que subirão de patamar nas próximas pesquisas para se aproximarem do democrata. Vale a pena esperar que os nanicos também ganhem alguns pontinhos. A próxima pesquisa deve ser do Ibope.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 09:21

Ética tardia

por Samuel Celestino
A Assembleia Legislativa da Bahia  não crê em Conselho de Ética para julgar os desvios, ou possíveis desvios dos seus parlamentares. Se na Câmara dos Deputados este Conselho funciona muito mal, como a realidade tem demonstrado, imagine-se aqui na Bahia onde os deputados, mesmo quando são majoritários na oposição (não me lembro de quando aconteceu) passam a aderir o governo tão logo os trabalhos legislativos se iniciam. Bom que a Assembleia, mesmo com retardo, tenha criado o tal Conselho. Aqui não funciona nem ética nem Comissões Parlamentares de Inquérito. Não contra o deputados governistas.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 09:00

Policial é alvo de ataque e se refugia no Salvador Shopping

por Rodrigo Aguiar
Alvo de ataque de bandidos na manhã desta quinta-feira (6), um policial lotado na 28ª Delegacia Territorial (DT)/Nordeste de Amaralina solicitou apoio à Central de Polícia e se refugiou no primeiro piso do Salvador Shopping. De acordo com a Centel, uma viatura da 35ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foi enviada ao local. Segundo as informações iniciais, disparos foram feitos contra o policial, que pediu apoio por volta das 8h20.

   
Faltam 31 dias para a eleição, mas em 42% dos municípios baianos a população ainda não sabe ao certo qual será sua opção para a escolha de prefeito. Ao todo, 219 candidatos em 175 cidades do estado dependem de uma resposta da Justiça para ir às urnas – 83 tiveram registro negado e recorreram da decisão, e outros 91 foram liberados para a campanha, mas adversários ou a Procuradoria Eleitoral consideraram a decisão equivocada e recorreram. Em todo o país, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terá que julgar mais de 14 mil recursos. A presidente da Corte, a ministra Carmem Lúcia, assegurou que todos os casos serão analisados antes da eleição. “Nós vamos fazer mutirões e trabalhar de madrugada, como é costume no tribunal em ano de eleição”, disse. Segundo o jornal O Globo, a pouco mais de um mês do primeiro turno das eleições municipais, o TSE recebeu apenas 1.318 recursos referentes a registros de candidaturas, mas cerca de 14 mil sofreram algum tipo de contestação na Justiça Eleitoral país afora e o TSE terá 30 dias para julgá-las.

   
Cinco vereadores deixam time de Pelegrino; Palhinha pode ser o sexto
Cinco vereadores de Salvador já abandonaram a campanha do candidato a prefeito do PT, Nelson Pelegrino, registra balanço do jornal A Tarde desta quinta-feira (6). Não fosse ainda a atuação do QG do prefeiturável, mais uma baixa teria sido registrada, já que o vereador Orlando Palhinha (PP) anunciou nesta quarta (5) sua intenção em deixar o time de Pelegrino e seguir neutro. O pepista alegou que o PT não tem apoiado a campanha dos partidos aliados, mas deixou a decisão final para a próxima terça, a pedido do deputado federal João Leão, seu correligionário. Pelas alianças firmadas com 15 siglas, Pelegrino deveria ter o apoio de 25 dos 37 vereadores que tentarão se reeleger. No entanto, dois já assumiram, contra suas siglas, apoio a ACM Neto: Téo Senna (PTC) e Léo Kret (PR). Outros três já se declararam neutros: TC Mustafa (PTdoB), que já foi visto em eventos de Neto com adesivo do DEM estampado no peito, Alemão (PRP) e Jorge Jambeiro (PP), que avisou não ser do “time de Lula”.

   
A presidente Dilma Rousseff vai dizer nesta quinta-feira (6), em seu pronunciamento sobre a Independência, que o país já voltou a crescer e que seu governo adotará medidas para reativar a economia, entre elas a redução das tarifas de energia elétrica, prevista pelo deputado federal Antônio Imbassahy (PSDB), em entrevista ao Bahia Notícias. A queda nas tarifas para os consumidores residenciais vai chegar na casa dos 15% se prevalecer número defendido por uma ala do governo. De acordo com a Folha de S, Paulo, a líder nacional definiu o índice em 16,2% e chegou a gravar a primeira versão de seu pronunciamento com este número. Para o setor industrial, a redução deve variar de 12% a 28% – a média deve ficar na casa dos 20%. Ainda segundo a Folha, a medida será anunciada formalmente na próxima terça, em encontro da presidente com um grupo de empresários no Palácio do Planalto.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 08:10

Grito dos Excluídos altera trânsito no Centro nesta sexta

O trânsito no Centro de Salvador sofrerá alterações nesta sexta-feira (7) devido ao Grito dos Excluídos, informou a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador). De acordo com o órgão, o tráfego de veículos será interditado progressivamente uma hora após o desfile cívico do Sete de Setembro de 2012 nas seguintes vias: Largo do Campo Grande (saída em frente ao Teatro Castro Alves), Rua Forte de São Pedro, Avenida 7 de Setembro (Mercês / Rosário / Piedade / São Pedro / São Bento) e Praça Castro Alves. O acesso a residentes e/ou domiciliados na região interditada será feito mediante comprovação de endereço por meio de documento do veículo ou contas de telefone, água ou energia elétrica. O trânsito voltará à normalidade assim que as condições locais permitirem.

   
Hillary cita 'Quadrilha da Fumaça' em nota sobre o Sete de Setembro
A secretária de Estado norte-americana Hillary Clinton felicitou os brasileiros cometeu uma gafe ao felicitar, em texto distribuído nesta quarta-feira (5) pelo governo dos EUA, os brasileiros que assistirão às acrobacias da “Quadrilha da Fumaça” no Sete de Setembro. Poucas horas depois da divulgação do texto, o erro foi corrigido, com o nome correto da “Esquadrilha da Fumaça”. “Enquanto vocês aproveitam o desfile na Esplanada, assistem às acrobacias da ‘Esquadrilha da Fumaça’ ou celebram a ocasião em uma das inúmeras outras festas pelo Brasil, saibam que os EUA são um parceiro e um amigo. Estamos ansiosos para estreitar nossa relação nos próximos anos, à medida que trabalhamos juntos por um mundo mais próspero”, diz trecho do texto, já corrigido. Na nota protocolar, em nome do presidente Barack Obama e do povo dos Estados Unidos, Hillary felicita os brasileiros pelo Dia da Independência, exalta o relacionamento entre os dois países e lembra que, quando o Brasil se tornou independente, “os EUA foram o primeiro país a reconhecer formalmente sua condição de Estado”. Informações da Folha. 

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 07:38

Governo planeja terceirizar serviços da Cesta do Povo

Responsável pelas lojas Cesta do Povo, o governo do Estado planeja licitar a operação logística, que abastece os estabelecimentos, e a administração da Central de Abastecimento (Ceasa) do Rio Vermelho, informa reportagem desta quinta-feira (6) do jornal A Tarde. As duas ações fazem parte de um projeto maior, que é, segundo o secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, o de “desburocratizar” a operação da empresa. Segundo o titular, parcerias com empresas privadas seriam uma tentativa de facilitar o trabalho da Cesta do Povo sem que a administração estadual tenha que se desfazer da única rede varejista pública do Brasil. “A princípio, propostas de venda não interessam porque o papel social da Cesta é muito importante para o governo”, declarou Correia. Segundo o jornal, é estudada a possibilidade de empresas como Boticário e Insinuante venderem seus produtos em espaços alugados no mercado. 

   
A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou nesta quarta-feira (5) pela condenação da dona do Banco Rural, Kátia Rabello, e do ex-vice-presidente José Roberto Salgado, pelo crime de gestão fraudulenta, cuja pena prevista é de três a 12 anos de prisão. Como o julgamento do mensalão é realizado por capítulos, as punições serão decididas somente no fim. Kátia e Salgado foram acusados de favorecer o PT e empresas de Marcos Valério com empréstimos simulados ou “fictícios”, segundo a Procuradoria-Geral da República, que atribuiu ao Banco Rural o abastecimento do esquema de compra de apoio parlamentar com R$ 32 milhões. O atual cenário do julgamento complica a situação do ex-presidente do PT, José Genoino, e do ex-tesoureiro da legenda, Delúbio Soares, que tomaram R$ 3 milhões da instituição financeira em 2003. Acusados de formação de quadrilha e corrupção ativa, os dois ainda não foram julgados pela Corte. Informações da Folha.

   
Cerca de 90 mil pessoas e 16 mil veículos deverão utilizar o sistema ferry boat para fazer a travessia Salvador-Itaparica entre esta quinta-feira (6) e a próxima segunda (10). Seis embarcações farão o percurso, o que possibilitará não apenas horários extras, como três viagens por hora. Também haverá mudança no horário de funcionamento do sistema, que opera diariamente com embarques que começam às 5h e são finalizados às 23h30. Durante o feriado, porém, a travessia será feita durante as madrugadas também, com plantão de transporte ininterrupto. A concessionária TWB recomenda que os usuários evitem o sentido Salvador-Itaparica, na quinta (6), das 16h às 22h, e sexta (7), das 5h às 9h. Já no retorno para a capital, o fluxo é normalmente maior no domingo (9), das 16h às 22h, e segunda, das 5h às 9h. Não será permitida a travessia de ônibus e caminhões nos dias 6, 7, 9 e 10 para que haja maior agilidade no embarque e desembarque. Informações do Correio.

   
Cláudio Silva ironiza 'indicação' para assumir Sesp: ‘Se for montagem de equipe de Kertész, fico orgulhoso de ter sido lembrado’
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
O superintendente de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município, Cláudio Silva, disse desconhecer uma suposta indicação do prefeito João Henrique para que ele assumisse a Secretaria de Serviços Públicos e Prevenção à Violência. De acordo com o Grupo Metrópole, de propriedade da família Kertész, o atual titular da Sesp, Marcelo Abreu, seria substituído pelo gestor da Sucom por ter resistido à implementação da licitação do lixo de Salvador, avaliada em cerca de R$ 5,5 bilhões, alvo de questionamento do Ministério Público. “Eu não fui convidado, não fui comunicado, nem tinha ouvido falar nisso. Só se for um projeto do prefeito Mário Kertész, o qual eu desconheço. Se for montagem da equipe dele, fico muito orgulhoso de ter sido lembrado”, ironizou Silva, em entrevista ao Bahia Notícias, ao pontuar que tem “muito trabalho a concluir” até o fim do ano na Sucom. Em março deste ano, a prefeitura contratou um estudo junto à Fundação Getúlio Vargas (FGV) para a exploração dos serviços de coleta da cidade para os próximos 20 anos. Atualmente, o trabalho é feito por cinco empresas – Revita, que detém 60%; Torre, Jotagê, Viva e Amaral, que partilham os 40% restantes. O fato foi revelado ao BN à época pelo próprio Marcelo Abreu.

   
Novo corregedor da AL-BA, Negromonte Jr. assume falta de normas que regulamentem quebra de decoro
Foto: Tiago Melo / Bahia Notícias
Novo corregedor da Assembleia Legislativa da Bahia, o deputado estadual Mário Negromonte Jr. (PP) reconheceu a inexistência até então de normas que regulamentem a quebra de decoro parlamentar na Casa. “O atual momento, com a criação do Conselho de Ética, é o de reformulação, inclusive por conta de todos os recentes casos nos quais a Assembleia foi mencionada”, disse o pepista, em referência aos episódios que envolvem os deputados Roberto Carlos (antigo corregedor) e Cláudia Oliveira. Perguntado sobre como atuaria em relação a tais casos, Negromonte Jr. afirmou que não condenaria nem inocentaria ninguém de forma precipitada. “Por enquanto, não há representação [contra eles]. No momento em que houver, atuarei com isenção. Não é porque sou colega que serei conivente”, declarou o atual corregedor da AL-BA, que definiu sua função como “a mais espinhosa de todas”. Ele revelou ainda que não se sabe exatamente como funcionará o Conselho de Ética. “Talvez nos moldes do que existe na Câmara Federal”, especulou.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 00:00

Imbassahy estima redução nas contas de energia elétrica para os próximos dias

por Evilásio Júnior
Imbassahy estima redução nas contas de energia elétrica para os próximos dias
Foto: Alexandra Martins/Ag. Câmara
Vice-presidente de Energia Elétrica da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Infraestrutura Nacional, o deputado federal baiano Antônio Imbassahy (PSDB) aguarda para os próximos dias a revisão nos custos das contas de luz tanto para o consumidor residencial quanto para a área industrial. Engenheiro eletricista de formação, o parlamentar tem coordenado e presidido seminários, mesas de debates e discussões sobre o tema em diversos estados do país, inclusive a Bahia. Segundo ele, uma pesquisa realizada em 200 nações do mundo identificou que o Brasil é um dos países que têm a tarifa mais cara, fruto do excesso de tributação. “Não é a distribuição que torna a energia mais cara. Para se ter uma ideia, em uma conta residencial de R$ 100, o consumidor paga 48% de encargos. Ou seja, R$ 48. Estudos comprovam que existem formas de torná-la mais barata. O que nós lutamos em nosso grupo é pela redução tarifária com a manutenção da qualidade do serviço”, analisou o tucano, em entrevista ao Bahia Notícias. De acordo com Imbassahy, após o “trabalho de sensibilização” promovido pela frente parlamentar, a expectativa para que haja a redução do preço da energia elétrica brasileira é “positiva”. “Eu estou animado. O governo federal está dando sinais positivos de que vai eliminar alguns desses encargos”, estimou o deputado.

   
Lúcio diz que liberação de candidatos a vereador será ‘injeção de ânimo’ para Kertész e cutuca ACM Neto
Foto: Tiago Melo/Bahia Notícias
O deputado federal Lúcio Vieira Lima, presidente estadual do PMDB, considerou a decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) de liberar 32 dos 53 candidatos a vereador do partido em Salvador como um “impulso” à campanha do prefeiturável Mário Kertész. Todos os postulantes da chapa proporcional da legenda estavam com o registro indeferido, mas, após a deliberação da Corte, apenas 21 seguirão com o recurso a ser analisado individualmente. “Logicamente, os candidatos estarão mais motivados para trabalhar. É uma ótima injeção de ânimo para a tropa na reta final da campanha de Mário”, avaliou o peemedebista, em contato com o Bahia Notícias. No telefonema, o dirigente aproveitou para cutucar ACM Neto (DEM), que segue líder nas pesquisas de intenção de voto. O democrata disse nesta quarta-feira (5), em entrevista ao apresentador Casemiro Neto, da TV Aratu, que o PT, de Nelson Pelegrino, caso vença o pleito municipal, loteará a prefeitura entre as 15 siglas que compõem a sua coligação. “Eu concordo com ele. Seguindo o raciocínio dele, que é correto, o DEM também vai lotear entre cinco partidos, além dos candidatos avulsos que estão com ele, apesar de fazerem parte da coligação do PT. Concordo com ele em gênero, número e grau. Essa é mais uma razão para confiar no PMDB, que só coligou com o PSC”, provocou Lúcio.

   
Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 00:00

Agenda dos candidatos a prefeito de Salvador nesta quinta

Agenda dos candidatos a prefeito de Salvador nesta quinta
Foto: Max Haack / Ag. Haack / Bahia Notícias
Nesta quinta-feira (6), a parte dos prefeituráveis de Salvador participará do debate promovido pela Central das Entidades do Rio Vermelho e TVE na Igreja de Santana do Rio Vermelho. ACM Neto (DEM) cumprirá agenda parlamentar em Brasília. Da Luz (PRTB) gravará programa eleitoral nos turnos matutino e vespertino, na Barra. Hamilton Assis (PSOL) acompanhará a sua candidata a vice, Nize Santos (PSTU) em entrevista à rádio Excelsior AM, entre às 8h e 9h, no Garcia, e às 14h, gravará programa eleitoral para TV. Márcio Marinho (PRB) realizará caminhada na Ribeira, às 15h. Mário Kertész (PMDB) concederá entrevista à Sociedade AM, às 7h; gravará programa eleitoral, às 8h30; terá caminhada em Saramandaia, às 15h, e às 16h30, participará de outra caminhada no Trobogi. Nelson Pelegrino (PT), às 10h, gravará programa eleitoral para a TV; concederá entrevista ao site Bahia Notícias, às 14h; gravará programa eleitoral novamente, às 15h, e às 16h, terá caminhada em Mirante de Periperi.

   
Malhada de Pedras: Prefeito tenta reeleição, mas é barrado pela Justiça Eleitoral por ser analfabeto
Foto: Lay Amorim / Brumado Notícias / Reprodução
O prefeito e candidato à reeleição em Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, Valdecir Alves Bezerra (PT), teve o seu registro indeferido pelo juiz Genilvaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado por ser considerado analfabeto. O pedido de impugnação partiu do Ministério Público Eleitoral que apontou a ausência do petista em duas convocações realizadas pela promotoria para o mesmo fazer declaração com próprio punho para provar seu grau de escolaridade. “Já que se diz alfabetizado, já que assegura saber ler e escrever, por que não compareceu à Justiça Eleitoral para elaborar uma simples declaração de próprio punho?”, questiona o MPE em documento expedido em meado de agosto. “Diversos argumentos nos levam à conclusão de que o senhor Valdecir Alves Bezerra, malgrado já tenha exercido o mandato de prefeito, não está (nem nunca esteve) apto a ser votado, sendo claramente pessoa inelegível por analfabetismo”, diz a promotoria, que ainda afirma apenas desejar o cumprimento da Constituição e que os eleitores tenham a opção de votar em candidato com capacidade de governar por si próprio. Os argumentos foram acolhidos pelo juizado da zona eleitoral de Brumado. A defesa do candidato conhecido como Ceará entrou com recurso sob alegação de que o prefeiturável possui conta bancária, firma reconhecida em cartório e CNH, e que estes fatores “constituem indícios de alfabetização”. Para o juiz da comarca responsável pelo julgamento, os documentos apresentados são insuficientes para a reversão da impugnação. “Em 2004  e 2008  o senhor  Valdecir Bezerra requereu registro de candidatura e teve os pedidos impugnados pelo mesmo fundamento:  analfabetismo”, relembra a decisão do magistrado. Guimarães diz ainda em sua sentença que os  ocupantes  de  cargo  eletivo  devem  estar  em  condição  de  propor,  discutir e  interpretar  normas  que  disciplinam  e  direcionam  os  rumos  de  toda  a  coletividade.  “Todo Prefeito deve ao menor ler e escrever o suficiente para que possa exercer, com eficiência e segurança, o poder que lhe for outorgado pelos eleitores”, argumenta. Segundo o sistema DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a situação do registro do alcaide é “indeferido com recurso”, ou seja, “o candidato interpôs recurso contra a decisão e aguarda julgamento por instância superior”. Julgamento que deve ser realizado pelo pleno do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

   
Quarta, 05 de Setembro de 2012 - 21:50

Servidores do Incra continuam em greve

O Comando Nacional de Greve no Incra publicou uma nota nesta quarta-feira (5) explicando os motivos pelos quais os servidores do órgão recusaram as duas propostas de reajuste salarial feitas pelo Governo Federal e mantém as paralisações. Segundo o movimento grevista, o percentual oferecido incide quase exclusivamente sobre as gratificações e não sobre o vencimento básico. O acordo não seria vantajoso para os aposentados e pensionistas, além de manter a remuneração dos servidores ativos atrelada a avaliações institucionais. Os manifestantes também chamam de “ilusória” a informação de que os servidores receberam uma proposta de45% de reajuste e esclarecem que foram oferecidas diferentes percentagens para os diversos cargos e níveis. Eles também chamam de “perversa” a comparação entre a proposta oferecida aos trabalhadores do órgão e aos de outras instâncias correlatas. “A proposta oferecida ao Ibama deixou o salário de Nível Superior com valor inicial de R$ 8.062,65, já o salário atual dos fiscais agropecuários do Ministério da Agricultura é de R$ 11.373,59, enquanto isso, o Governo Federal oferece aos servidores do Incra vencimentos iniciais de R$ 4.850,31,apenas em 2015”, diz o documento. O movimento também se declarou indignado com a alegação governamental de falta de recursos, uma vez que o impacto financeiro gerado pelos reajustes do Incra são menores do que os causados por reajustes em outros órgãos.  

   
O Plenário aprovou nesta quarta-feira (5) o Projeto de Lei 370/07, que tipifica o crime de formação de milícia ou grupos de extermínio e aumenta a pena de homicídio para esses. A matéria é de autoria do deputado paraibano Luiz Couto (PT) e será enviada à sanção presidencial. De acordo com uma das emendas aprovadas, o homicídio praticado por milícias está condicionado ao pretexto de prestação de serviço de segurança. Com o agravante, a pena de reclusão de 6 a 20 anos pode chegar ao total de 9 a 30 anos. Outra emenda aceita pelos deputados excluiu a tipificação do crime de oferecer ou prometer serviço de segurança sem autorização legal. A pena prevista era de detenção de um a dois anos. O texto também diz que aqueles que constituírem, organizarem, integrarem, mantiverem ou custearem organização paramilitar, milícia particular, grupo ou esquadrão com a finalidade de praticar qualquer dos crimes previstos no Código Penal estarão sujeitos a pena de reclusão de quatro a oito anos.

   
Quarta, 05 de Setembro de 2012 - 21:27

Em jogo equilibrado, Bahia e Atlético-MG empatam sem gols no Pituaçu

por Maurício Naiberg
Em jogo equilibrado, Bahia e Atlético-MG empatam sem gols no Pituaçu
Foto: Max Haack / Ag Haack / Bahia Notícias
Depois de dois triunfos seguidos, contra São Paulo e Santos, o Bahia entrou em campo na noite desta quarta-feira para enfrentar o Atlético-MG, líder da Série A, e ficou no 0 x 0. Em uma partida marcada pelo grande número de passes errados, o tricolor não conseguiu furar o bloqueio mineiro. Com este resultado, o time de Jorginho permaneceu na 15º posição, agora com 24 pontos e no próximo domingo vai encarar o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro. Confira na Coluna de Esportes!