Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



sábado, 10 de abril de 2010

"Greve explicitou fragilidade da educação em SP", diz Apeoesp

da Reportagem Local


Apesar de não ter conseguido reajuste salarial para os professores da rede estadual, a presidente da Apeoesp (sindicato dos docentes), Maria Izabel Noronha, afirma que foi vitoriosa a greve terminada na última quinta-feira, que durou um mês. "Explicitou a fragilidade da educação em São Paulo."

A categoria pedia reajuste de 34,3%. O governo dizia que o aumento desajustaria as finanças do Estado, mas se comprometeu a negociar após o encerramento dos protestos.

A reportagem solicitou entrevista com o secretário da Educação, Paulo Renato Souza, por dois dias, mas não obteve resposta.

Na quinta-feira, o governo tucano divulgou nota que chamou o protesto de "tentativa de greve" e disse que estava disposto a negociar, mas não abrira mão de ações como a lei que limita o número de faltas dos docentes e o programa que prevê aumento salarial de 25% aos 20% dos docentes mais bem avaliados em um exame.

Abaixo, a entrevista concedida pela presidente da Apeoesp, logo após o encerramento da greve.
FOLHA - Como a sra. avalia o movimento?

MARIA IZABEL NORONHA - Do ponto de vista financeiro, não houve avanço. Mas foi vitorioso porque explicitou a fragilidade da educação em SP. O discurso do governo é que todos estão contentes com a política de bônus. Não foi isso que apareceu.

Com a gre, também foram feitas matérias, como a que mostrou queda dos salários em São Paulo [refere-se a reportagem da Folha, que relatou que a rede estadual paulista tem o 14º melhor salário do país].

O movimento não foi mais à frente porque os professores foram intimidados por diretores. Mas qual categoria aguenta 30 dias de greve?

E o governo foi autoritário, não negociou. Houve um refluxo na adesão. Achei acertado ter suspendido a greve agora e marcar uma nova assembleia, para o caso de o governo não atender nada. Não dá para oferecer 0% toda hora.

FOLHA - O intuito da greve era política? A sra. disse que queria quebrar a espinha dorsal do PSDB.

NORONHA - Quando disse aquilo era quebrar a política de exclusão adotada pelo PSDB, que dá aumento para apenas 20% dos professores e exclui os outros 80% [refere-se a programa implementado neste ano].

Eles estão muito no salto alto. Mas serão enfrentados. Não pensem que terão sossego com a suspensão da greve. Onde estiver o secretário, o governador ou o Serra em campanha, os professores estarão lá.

FOLHA - Houve protestos de próprios professores contra a decisão de suspender a greve...

NORONHA - Isso foi organizado por pessoas que não têm credibilidade no movimento, não são sequer eleitos. Eles tentam desestabilizar. Mas ficou claro que a posição majoritária foi de suspender a greve.