Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de fevereiro de 2011

UFRB abre inscrições do concurso para técnicos-administrativos

As inscrições do concurso para técnicos-administrativos da UFRB estarão abertas no período de 01 a 23 de fevereiro de 2011 e as provas escritas serão realizadas no dia 20 de março de 2011, nas cidades de Salvador e Cruz das Almas. Serão 18 vagas para nível superior e 56 para nível médio. Confira o Edital e outras informações no site www.ufrb.edu.br/concursos.         

João Henrique enfrentou momento político mais duro na Câmara



O prefeito João Henrique (PMDB) enfrentou provavelmente seu mais duro momento político esta tarde na Câmara Municipal, quando teve que interromper várias vezes o discurso anual que marca a reabertura do ano legislativo municipal em decorrência de aplausos e gritos de sua claque e da reação com vaias de manifestantes.
Sob a mira de servidores e ex-funcionários que protestam a partir de uma pauta extensa, que vai atraso de salários a demissões, o prefeito tentou traçar um quadro relativamente positivo sobre a situação da cidade, elencando ações e iniciativas que demonstrariam sua preocupação em reverter os índices históricos de desigualdade de Salvador.
João Henrique também tentou atribuir as dificuldades da cidade a problemas financeiros que chamou de históricos. “A avaliação dos seis anos de gestão merece comemoração e também uma reflexão sobre o desafio de governar uma cidade com problemas financeiros históricos”, disse o gestor.

Lula confirma presença no Fórum Social Mundial de Dacar

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou sua participação no Fórum Social Mundial, que neste ano acontece em Dacar, capital do Senegal. Segundo sua assessoria, Lula embarca no domingo, 6, para a África, onde será a principal estrela das comemorações dos 10 anos do encontro, conhecido nos últimos anos por reunir movimentos antiglobalização. A viagem de Lula será a sua primeira ao exterior como ex-presidente. Lula foi convidado a falar na segunda-feira, 7, sobre “a crise do sistema e das civilizações”. Parte importante do debate estará centrado na questão do desenvolvimento da África, um dos pontos de interesse do ex-presidente. 
Ele ainda argumentou que a cidade tem o penúltimo PIB entre as seis capitais brasileiras e a maior densidade populacional por quilômetro quadrado e lembrou que a Prefeitura foi obrigada a pagar R$ 200 mi da dívida consolidada no ano passado. “Não temos o costume de olhar para trás. Mas esta situação nos impede de tomar empréstimos”, declarou.                                                                                                                                                    

Assembleias dão posse hoje a ‘fichas-sujas’

A criação da Lei da Ficha Limpa não foi suficiente para garantir que os Poderes Legislativos ficassem livres de parlamentares que enfrentam problemas na Justiça. Os parlamentares tomam posse hoje na maioria dos Estados. Parte desses políticos é suplente de deputados eleitos em outubro, mas nomeados para secretarias estaduais. Em Minas, por exemplo, 6 dos 77 integrantes da Assembleia Legislativa vão cumprir o ritual da posse e se afastar. Um deles, Wander Borges (PSB), abriu caminho para o retorno à cena política do ex-deputado federal Romeu Queiroz (PSB), réu no processo do mensalão e suplente da legenda. Acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, ele foi absolvido do processo de cassação de mandato pelo plenário da Câmara dos Deputados em 2006, mas não conseguiu se reeleger. No ano passado, tentou a vaga no Legislativo estadual.

Wagner ressalta importância de reformas em áreas tributária e política

Manu Dias/Agecom
Governador Jaques Wagner
O governador Jaques Wagner comenta em seu programa de rádio desta terça-feira sobre o novo ciclo de crescimento da Bahia e se refere também ao Parlamento Brasileiro e à Democracia, destacando a posse e a importância dos senadores, deputados federais e deputados estaduais, que iniciam um novo mandato esta semana. “Uma terra sem política, sem representação, é a ditadura. E a ditadura, seguramente, não é, nem de longe, uma boa forma de conduzir o País”, enfatiza. Ao ressaltar a importância do Poder Legislativo e lembrar que os parlamentares, além das suas convicções político-partidárias, devem colocar os interesses do país e do estado acima de suas disputas, Jaques Wagner espera que sejam aprovadas novas legislações para as áreas tributária e política porque “nós precisamos de uma reforma política que fortaleça, cada vez mais, os partidos e a representação popular para que possamos fazer as reformas necessárias e melhorar ainda mais a economia”. Reafirmando a importância do conceito de desenvolvimento com inclusão social implantado no país pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o governador afirma que “só se desenvolve de verdade, quando esse desenvolvimento é para todos e não para 5 ou 10% da população como ocorria antes”.

Líderes do Senado prometem priorizar reforma política

Se depender de declarações dos senadores, a reforma política deverá ser uma prioridade nesse início de nova legislatura. Algumas lideranças que assumem nesta terça-feira cadeiras no Senado apontaram essa reforma como prioritária, entre elas o provável presidente reeleito do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Ao chegar ao Congresso pela manhã, Sarney apontou a reforma política como principal objetivo do primeiro ano da nova legislatura. “A minha experiência é de que aqui na Casa se não votarmos a reforma política, a partir do segundo ano é impossível votarmos, porque a partir daí, de certo modo, os grupos corporativistas se manifestam e não permitem que isso ande”, disse o senador. Na mesma linha, o novo líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que “se depender do PT a reforma política será prioridade”.

Partidos da base desafiam orientação do PT e montam bloco parlamentar

Minutos após o início da sessão do Congresso, deputados da base aliada do governo anunciaram nesta terça-feira a formação de um bloco parlamentar na Câmara. A atitude vai contra a orientação do governo e do PT, que pediram para que os partidos respeitem a proporcionalidade, ou seja, o tamanho das bancadas eleitas. Segundo Jovair Arantes (GO), líder do PTB, a legenda formará um bloco junto com PSB e PC do B. O PDT também foi convidado para fazer parte do grupo, mas dará a resposta mais tarde. Ainda de acordo com Arantes, a decisão é uma resposta ao PPS e ao PV, que também vão caminhar unidos na Câmara. O deputado explica que o bloco foi formado como “proteção”. Diz que não é uma afronta ao PT e que vão respeitar a proporcionalidade.

Alan Sanches quer provar inconstitucionalidade de elevação de ICMS

Deputado estadual eleito Alan Sanches (PMDB)
O deputado eleito, Alan Sanches (PMDB), se disse contrário à medida anunciada pela Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), que passa a vigorar a partir desta terça-feira, em que os consumidores baianos que optarem por fazer compras pela internet e telemarketing terão que pagar entre 5 e 11%, além do valor total da nota fiscal referente ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a ser pago ao Estado. O objetivo de Sanches é comprovar a inconstitucionalidade da decisão. De acordo com ele, é preciso levar em consideração que se trata de bitributação dos produtos. “Afinal, o consumidor já paga o imposto na origem e será obrigado a pagar também no destino. Não sou contra que o governo busque saídas para elevar sua receita, mas também não podemos permitir que o povo seja penalizado por uma decisão arbitrária”, destacou.