Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sancionada lei que cria mecanismos de combate ao buylling nas escolas

Lei de iniciativa da Câmara sancionada pelo Executivo, durante esta semana, estabelece mecanismos de defesa das crianças e adolescentes no que diz respeito a um tipo de prática muito comum no país e que tem feito muitas vítimas: o buylling.


Medidas de prevenção, conscientização e combate ao bullyng escolar, nas unidades de ensino infantil, fundamental e médio da rede municipal vão ser alvo de uma campanha permanente na cidade. O projeto de lei é de autoria do vereador Marialvo Barreto (PT).

Bullyng, explica o projeto, é atitude de violência física ou psicológica, intencional e repetitiva, que ocorre sem motivação evidente, praticada por um indivíduo ou em grupo, contra uma ou mais pessoas. O objetivo é intimidar ou agredir, causando “angústia à vítima, em uma relação de desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas”.

A violência física ou psicológica, diz o texto do projeto, é verificada em insultos pessoais, comentários pejorativos, ataques físicos, grafitagens depreciativas, expressões ameaçadoras e preconceituosas, isolamento social, ameaças e piadas. O bullyng, conforme a matéria, pode ser classificado em três tipos: sexual, exclusão social e psicológico.

Para implementação da campanha, cada escola deverá criar uma equipe multidisciplinar com a participação de docentes, alunos, pais e voluntários para a promoção de atividades didáticas, informativas, de orientação e prevenção. Entre os objetivos da campanha: capacitar docentes e equipe pedagógica para o trabalho, analisar e identificar eventuais praticantes de bullyng, diferenciar bullyng de brincadeira, integrar a comunidade e os meios de comunicação nas ações, realizar debates sobre o assunto, auxiliar vítimas e agressores.

Manifestações que caracterizem discriminação racial não se enquadram como bullyng. O plano de ações será aprovado pela unidade de ensino. Convênios e parcerias estarão autorizados, para cumprimento dos objetivos da campanha. A escola poderá encaminhar vítimas e agressores aos serviços públicos de assistência médica, social, psicológica e jurídica.


Menina de 12 anos é detida depois de tentar matar a mãe

Uma menina de 12 anos foi detida depois de esfaquear a mãe no braço na manhã desta quarta-feira no bairro da Federação. A garota será encaminhada para o Ministério Público. Segundo a Central de Polícia, o caso foi registrado como lesão corporal. Segundo a delegada Claudenice Mayo, da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI), a garota alegou legítima defesa. Mãe e filha estavam brigando quando a menina pegou uma faca e tentou atingir a mãe no peito. A doméstica Nilzete Santos Fernandes, 45 anos, conseguiu se defender e foi atingida no braço. Segundo a mãe, a briga aconteceu porque a filha estava chegando em casa muito tarde. Nilzete foi levada para o Hospital Geral do Estado (HGE). Ela recebeu cinco pontos no braço e recebeu alta médica.


Avião com 22 pessoas cai no sul da Argentina

Um avião da empresa aérea argentina Sol no qual viajavam 22 pessoas caiu na noite desta quarta-feira, na província de Río Negro, no sul do país, confirmou a companhia. Nenhum dos ocupantes sobreviveu. “É uma situação muito complicada, muito dolorosa. Não há sobreviventes”, confirmou Mabel Yahuar, prefeita da localidade de Los Menucos, na província de Río Negro, cerca de 35 quilômetros de onde foram encontrados os destroços do avião. Ismael Ali, diretor do hospital de Los Menucos, também confirmou que não foram encontrados sobreviventes do voo da companhia aérea Sol. A autoridade médica, que se dirigiu ao local do acidente, disse à emissora C5N que tudo o que sobrou do avião “foram pedaços carbonizados”.


Obama quer reformular debate de paz no Oriente Médio

Seis meses depois de o mundo árabe começar a ser agitado por uma tempestade política, o presidente americano, Barack Obama, vem buscando maneiras de vincular a histórica transformação da região às negociações de paz não concretizadas entre israelenses e palestinos. Não está claro, no entanto, como ele irá fazer isso. Obama terá a oportunidade de remodelar o debate nesta quinta-feira, quando fará um importante discurso no Departamento de Estado. O presidente pretende argumentar que a turbulência política aumenta a perspectiva de progresso em todas as frentes e oferecerá “algumas ideias específicas sobre a nova política dos Estados Unidos para a região”, disse o secretário de imprensa da Casa Branca, Jay Carney, na terça-feira. Oficiais disseram que Obama está considerando se deve apoiar formalmente as fronteiras pré-1967 de Israel como ponto de partida para negociações de um Estado palestino – uma medida que seria menos uma mudança política e mais um sinal de que os EUA esperam que Israel faça concessões na busca por um acordo. Mas vários outros oficiais disseram que o presidente não planeja apresentar um plano americano para acabar com o impasse entre israelenses e palestinos. Na ausência do mesmo, dizem os especialistas, há pouco que ele possa fazer para aproximar os dois lados, especialmente desde que a revolta no mundo árabe aprofundou o abismo entre eles.


Câmara de Salvador aprova 60 projetos de vereadores e 4 do Executivo

A Câmara Municipal aprovou ontem, em uma sessão que adentrou a madrugada, 60 projetos de vereadores e quatro do Executivo: o do Fundo Municipal de Desenvolvimento Urbano (Fundurbs), o que prevê remanejamento do orçamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o do Previs (que prevê equilíbrio financeiro para beneficiários da previdência) e o da Embasa, que prevê a criação de um fundo municipal de saneamento básico. Quase um século depois de iniciada uma contenda que remonta ao ano de 1925, sobre os mananciais do subsolo da cidade, um acordo votado e aprovado na Câmara Municipal de Salvador ontem, por 36 votos a 2, vai representar para a capital baiana o repasse de R$ 60 milhões a título de luvas indenizatórias a serem pagas pelo estado através da Embasa e mais 2% do faturamento mensal líquido da empresa a serem repassados para o município.


Wagner indica nome para 2º escalão de Dilma

As negociações para preenchimento dos cargos federais de segundo e terceiro escalão ainda movimentam o cenário da política. Nos bastidores, conforme divulgado pela imprensa nacional, é certo que o governador Jaques Wagner (PT) emplacou mais uma indicação em âmbito federal. Coube ao gestor petista indicar um nome para a presidência da Companhia de Pesquisas de Recursos Minerais (CPRM), braço do Ministério das Minas e Energia no setor. Em sua escolha pesou o nome do petista histórico, o baiano Manoel Barretto da Rocha Neto, que já ocupou o cargo de diretor do órgão. Estima-se que esteja sendo disputada a ocupação de 40 cargos federais presentes na Bahia. Um dos articuladores da questão, o presidente estadual do PT, Jonas Paulo, afirmou que já foi equacionada a conversa com os partidos integrantes da base do governo estadual e federal sobre os espaços a serem preenchidos, faltando apenas o fechamento e a entrega da pauta ao ministro da Casa Civil, Antonio Palocci e o ministro das Relações Institucionais, Luiz Sérgio.