Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia Notícias


Sarney diz que não disputará cargos a partir de 2014

Foto: Agência Brasil

2013 deverá ser o último ano de atividade política de um dos mais longevos políticos brasileiros, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). Em entrevista à Folha, o ex-presidente da República (1985 a 1990) reafirmou o mesmo discurso de quando assumiu o comando do Parlamento. “Eu, na minha idade, não posso jamais pensar em ser candidato novamente ao Senado”, garantiu. Apesar de ter seguido o contrário, o peemedebista defende uma mudança na lei para regular o comportamento de ex-presidentes da República. "Nós devíamos ter, no Brasil, uma legislação que não permitisse a nenhum ex-presidente da República que voltasse a qualquer cargo eletivo", sugere. Sarney também defende uma mudança no sistema de governo para o parlamentarismo. "Até lá, nós vamos viver baseados na qualidade do presidente da República de manter o país estável", acredita.


SP: PV ameaça entregar secretaria antes mesmo da posse


Futuro secretário já é o segundo nome sugerido |Foto: Divulgação

O PV, partido que comandará a Secretaria do Verde e Meio Ambiente de São Paulo, realiza uma reunião de emergência nesta segunda-feira (31), às 10h, para decidir se deixará o governo do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) antes mesmo de seu início, nesta terça (1º). Na sexta (28), o futuro secretário de Governo, Antonio Donato, anunciou que a vistoria veicular terá de ser feita a cada dois anos, a partir de 2013. O PV defende a manutenção do modelo atual, que é anual. A sigla argumenta que a inspeção veicular "salva vidas" e que seu modelo de testes anuais não pode ser alterado, como quer Haddad. O programa só será obrigatório para veículos com cinco anos ou mais de fabricação. A nova proposta chegará ao Legislativo no dia 1º de fevereiro. "Eu comparo a inspeção veicular ao cinto de segurança. Ela salva vidas. Sou totalmente favorável. Vamos agora conversar com o partido. A inspeção deu certo no mundo inteiro, por que só no Brasil não vai dar?", disse no domingo (30) o vereador e [ex] futuro secretário Ricardo Teixeira. O edil, que até 2011 era filiado ao PSDB, foi o segundo nome do PV indicado pelo petista para comandar a pasta, responsável pelo programa citado. Antes, o vereador Roberto Tripoli (PV) já havia declinado do cargo duas semanas após ser confirmado por Haddad.


Ferry Rio Paraguaçu volta à operação após liberação da Marinha


Foto: Evilásio Júnior/ Bahia Notícias

A travessia marítima Salvador-Bom Despacho foi reforçada, no final da tarde deste domingo (30) com a chegada do ferry Rio Paraguaçu. Após receber dois relatórios negativos da Marinha, a embarcação passou por ajustes e foi liberada para navegação. Com o reforço, são quatro ferries (além do Rio Paraguaçu, Ivete Sangalo, Maria Bethânia e Anna Nery) que trafegam no esquema de bate e volta durante 24h. De acordo com informações da Agerba, que administra o sistema ferry boat, ainda não é possível estimar a redução do tempo de espera para embarque com a liberação da embarcação. Problemas na estrutura do Rio Paraguaçu, que comprometeriam a segurança dos passageiros, fizeram com que a Marinha impedisse que o ferry voltasse às atividades.

Hoje no Bahia na Política


Nova eleição em Camamu para escolha de prefeito e vice-prefeito em março


Foto: Emiliana de Zequinha da Mata (PP) que foi a única apta a disputar o pleito, mas obteve pouco mais de 20% dos votos válidos

A nova eleição paraescolha do prefeito evice-prefeito de Camamu, no Baixo Sul da Bahia,será realizada no dia 3 demarço de 2013. A decisãodo Tribunal RegionalEleitoral da Bahia (TRE-BA) foi publicada sexta-feira (28).
Dois dos candidatos aprefeito de Camamu –Ioná Queiroz (PT) eAmérico José da Silva (PR) - tiveram ascandidaturas indeferidas. A eleição foi anuladapois, juntos, elesobtiveram mais de 50% dos votos.

Emiliana de Zequinha daMata (PP) foi a única aptaa disputar o pleito, masobteve pouco mais de 20% dos votos válidos. O tribunaljá havia anulado a eleição no início deste mês, definindoagora a data do pleito. Os partidos terão até o dia 6 dejaneiro para realizar convenções para definir os nomesdos candidatos a prefeito. (Pimenta)



Coincidência de mandatos, fim de coligações e acabar com reeleição poderão ser votados em 2013



Em 2012 o CongressoNacional debateu nasduas Casas propostas dereforma política para oBrasil. Entre os pontos demaior consenso para areforma nos debates naCâmara é a coincidência das eleições para cargosexecutivos e legislativos. Atualmente, a cada dois anos oPaís tem processos eleitorais nacionais, ora para elegerpresidente, governadores e congressistas, ora paraescolher prefeitos e vereadores.
Segundo o relator da reforma política, deputado Henrique Fontana (PT-RS) a proposta de coincidir os mandatos temo apoio de mais de 80% dos deputados. Ele propôs, porém, mandatos de seis anos sem reeleição.

Renato Molling (PP-RS) concorda com o relator, mas acha que cinco anos seria uma alternativa melhor que seis. “Porque quatro anos é muito pouco, cinco é razoável”, defende. O parlamentar afirma também a reeleição não funciona bem no País. “hoje é algo complicado. Já que quem está no poder e usa a máquina e não dá chance nenhuma para o outro ganhar as eleições", argumenta.(Juliano Pires)



Jailton Batista sofre acidente em Goiás


Foto: Futuro secretário de Cultura, Esporte e Lazer Jailton Batista

Indicado na sexta-feira, 28, como secretário deCultura, Esporte e Lazerpelo prefeito eleito JoséRonaldo, o empresário ejornalista Jailton Batistasofreu um acidentequando viajava deGoiânia para Andaraí, natarde de ontem. Foi naBR-020, próximo da divisade Goiás com a Bahia.Jailton estava com acompanheira Marisa Garcia. Ambos tiveramescoriações leves, forammedicados, passam beme voltaram para Goiânia. "Estava chovendo muito, o carro - um Pajero - patinou, bateu num barranco ecapotou", contou por telefone ao Blog Demais. Antes devir para Feira de Santana, ele passaria em propriedaderural que tem em sua terra natal, Andaraí. (Blog Demais)



Prefeito Sargento Francisco toma posse nesta terça (1º)




O atual prefeito de Candeias, Sargento Francisco (foto -momento da diplomação em 18 de dezembro), quevenceu o pleito municipal 2012, tomará posse junto com o vice-prefeito eleito, Bom Jorge, e mais 17 vereadores,nesta terça-feira, 1º de janeiro de 2013. Para abençoar otrabalho dos novos executivo e legislativo municipal, umaMissa em Ação de Graças pelas posses será celebradapelo Frei Cristiano, às 10h30min, na Igreja Nossa Senhoradas Candeias. Em seguida, às 12 horas, a Câmara deVereadores selará o ato com a Sessão Especial deCerimônia de Posse.