Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Hoje no Bahia Notícias

Plano de Cargos e Salários dos servidores do Ministério Público é aprovado na AL-BA

O Plano de Cargos e Salários do Ministério Público da Bahia foi aprovado nesta quarta-feira (13) pela Assembleia Legislativa da Bahia. Com a aprovação, os 1,2 mil servidores terão reajuste de 6,5% retroativo a janeiro, mais 20% escalonados – 7% agora em dezembro, 7% no mesmo mês de 2013 e os 5% restantes em dezembro de 2014. Já os cargos comissionados terão reajuste de 6,5% mais três parcelas de 6% ainda este ano e em 2013 e 2014. De acordo com o relator do projeto, deputado Rosemberg Pinto (PT), o impacto no já escasso cofre estadual será de quase R$ 40 milhões até 2014.

Barreiras: 'A cidade está doente e quem está doente não faz festa'', diz prefeito eleito


Antônio Henrique (E) cancelou carnaval de 2013 |Foto: Nova Fronteira

O prefeito eleito de Barreiras e futuro administrador do município do oeste baiano, Antônio Henrique (PP), anunciou nesta quarta-feira (12) que o carnaval realizado todos os anos está suspenso em 2013. A decisão foi comunicada durante a cerimônia de sua diplomação, do vice-prefeito e dos 19 vereadores eleitos nas eleições de outubro. “A cidade está doente e quem está doente não faz festa”, justificou, com a garantia de que os barreirenses pularão atrás do trio elétrico em 2014. “Hoje a situação da infraestrutura urbana é caótica, a malha viária está intransitável, os postos de saúde fechados, o recolhimento do lixo urbano inexiste em boa parte da cidade. E impossível fazer um carnaval com apenas um mês de governo nas condições em que hoje se encontra a cidade”, informou.

Governo da Bahia entregará administração do Centro de Convenções a terceiros


Licitação será em janeiro |Foto: Divulgação

Até o final do ano o edital de licitação para terceirização do Centro de Convenções da Bahia será lançado pelo governo da Bahia, afirmou nesta quarta-feira (12) o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli. Atualmente, o espaço é administrado pela Bahiatursa, autarquia ligada à Secretaria estadual de Turismo (Setur). “Vamos abrir a concorrência para terceirização do Centro de Convenções. Deste final de ano não passa. O edital vai ser lançado de qualquer forma nem que seja no dia 31”, disse em entrevista ao Correio. O anúncio foi feito durante a 35ª reunião do Fórum Estadual de Turismo. Segundo ele, a licitação deve ser concluída até março de 2013. O chefe da pasta destacou as ações da Setur para o Verão 2012/13, que já começam com a divulgação prejudicada por falta de verbas. O vídeo institucional gravado com artistas como Ivete Sangalo, Daniela Mercury e Carlinhos Brown, que deveria ser veiculado em rede nacional de televisão, já no início de novembro, para atrair turistas, só será lançado em janeiro do ano que vem. “Por problema de caixa, não foi possível colocar a campanha na TV. Por razões de orçamento só teve lançamento nas redes sociais”. O vídeo que tem a canção Chame Gente, de Moraes Moreira, tem 60 segundos.

Câmara rejeita contas de 2009 e João Henrique está inelegível por oito anos
por Mariele Góes / Rodrigo Aguiar


As contas de 2009 do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), foram reprovadas pela Câmara Municipal na madrugada desta quinta-feira (13). Com o resultado, o João Henrique fica inelegível por oito anos. A votação ocorreu durante a sessão iniciada nesta quarta-feira (12), que também apreciou projetos polêmicos como mudanças na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) e no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Com voto secreto, 15 vereadores votaram pela reprovação e 25 pela aprovação das contas. João Henrique precisava de 28 votos ao seu favor. Apenas o vereador Gilberto José (PDT) não votou. Ele esteve na Casa, mas saiu antes que a votação começasse. O líder do governo Téo Senna (PTC) argumentou que os vereadores Aladilce (PcdoB) e Gilmar Santiago (PT) filmaram ou fotografaram o próprio voto, o que comprometeria o processo, que é sigiloso. Contudo, o presidente da Câmara, Pedro Godinho (PMDB) não acatou o protesto. Téo Senna alegou que irá solicitar a fita da sessão para comprovar a sua afirmação. As contas de 2010 não foram votadas nesta quinta por falta de quórum, já que boa parte da bancada governista deixou o plenário após o resultado. Elas podem ser apreciadas já na segunda-feira, caso haja acordo entre os edis.

Concessão do Aeroclube é prorrogada por 30 anos e vai até 2056

por Rodrigo Aguiar

Na montanha de projetos aprovados pela Câmara Municipal entre a noite de quarta e a madrugada de quinta-feira (13), está a prorrogação em 30 anos do contrato de concessão do Aeroclube com o Consórcio Parques Urbanos. Com a apreciação da matéria, a concessão se estende até o ano de 2056. A prefeitura afirmou que a prorrogação seria necessária para solucionar um “desequilíbrio econômico e financeiro” do concessionário. A sessão permanece tumultuada, com a presença de “henriquistas”, que aguardam a votação das contas de 2009 e 2010 do prefeito João Henrique (PP), ambas rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e pela Comissão de Finanças da Câmara. A votação é secreta.

Alterações na Louos são aprovadas; governo vence mais uma

por Rodrigo Aguiar

A Câmara Municipal aprovou no início desta quinta-feira (13) um projeto relativo a mudanças na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos). Esta é a terceira matéria apreciada pela Casa, que já iniciou sessão extraordinária, durante os trabalhos começados nesta quarta (12). Se posicionaram novamente de forma contrária as comunistas Olívia Santana e Aladilce, os petistas Gilmar Santiago, Marta Rodrigues e Vânia Galvão, além de Andréa Mendonça (PV) e Heber Santana (PSC). Em junho deste ano, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) suspendeu, em caráter liminar, a Louos aprovada pelo Legislativo e sancionada em janeiro pelo prefeito João Henrique, em julgamento de Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) proposta pelo Ministério Público. O Município recorreu da decisão, mas o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Carlos Ayres Britto negou o pedido de suspensão da liminar. A promotora Rira Tourinho já declarou que o MP poderia requerer à Justiça a inconstitucionalidade de Louos e PDDU da Copa caso os projetos fossem semelhantes aos que estão sub judice.

'Henriquistas' recebem lanches e se revezam para protestar na Câmara

por Rodrigo Aguiar

Populares que protestam a todo momento contra integrantes da bancada de oposição na sessão iniciada nesta quarta-feira (12) na Câmara Municipal estão organizados e são moradores do Subúrbio, em sua maioria, de acordo com o que apurou o Bahia Notícias. Segundo informações de vereadores, o grupo costuma comparecer à Casa para defender causas do governo. Uma das manifestantes declarou sua admiração pelo prefeito João Henrique e avisou: “2014 vem aí”. Do lado de fora da Câmara, lanches são distribuídos, retirados do fundo de um carro. O grupo se reveza em turnos. Na escadaria da Casa, um homem que aparentava liderar os “henriquistas” anunciava que havia dispensado há pouco um grupo de 60 pessoas. Um ônibus está estacionado a poucos metros da sede do Legislativo soteropolitano. Consultado pela reportagem do BN, o líder do governo, Téo Senna (PTC), disse desconhecer se o grupo é ligado a algum vereador da base e acusou a oposição de se incomodar com uma tática utilizada geralmente por ela. “Eles é que trazem assessores para cá para xingar. Quantas vezes não passamos por isto aqui na Câmara?”, comparou Senna.

Insatisfeito com espaços no governo, PDT abre portas para Cícero Monteiro
por Evilásio Júnior


Foto: Carlos Augusto / Jornal Grande Bahia

O presidente estadual do PDT, Alexandre Brust, declarou ao Bahia Notícias que o partido não se sente contemplado com os espaços que tem atualmente no governo após o apoio da base para mais uma conquista da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) pelo deputado estadual Marcelo Nilo. O parlamentar deverá confirmar, em janeiro, o quarto mandato consecutivo como chefe da Casa, mas metade conquistada pela sua ex-sigla, o PSDB. "Nós entendemos que a eleição de Marcelo Nilo, que conta com total apoio das executivas estadual e nacional, não pode ser computada para efeito de espaços no Estado, até porque, quando ele ingressou no PDT, já era presidente. Ademais, trata-se de um cargo eletivo de outro poder. Legislativo é Legislativo e Executivo é Executivo", teorizou Brust. Em relação à suposta disputa pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o dirigente pedetista defendeu o seu titular, Cícero Monteiro, e abriu para ele as portas da agremiação. "O PDT entende que a Sedur não poderia estar em melhores mãos, tal o apreço e a avaliação que fazemos do secretário. Se eventualmente ele desejar alçar voos mais altos, o PDT desde já coloca a legenda à sua disposição", ofertou Brust, sobre a especulação de que Monteiro poderá ser candidato a deputado federal em 2014. Atualmente, no primeiro escalão, os pedetistas comandam as pastas da Ciência e Tecnologia, com Paulo Câmera, e de Administração Penitenciária e Ressocialização, com Nestor Duarte.

Coité: Prefeito burla lei e dá estabilidade a cabo político
por Aparecido Silva



O prefeito de Conceição do Coité, no nordeste baiano, Renato Souza (PP), que não conseguiu a reeleição no pleito de outubro último, teria burlado uma lei que já foi considerada ilegal pelo presidente do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), conselheiro Paulo Maracajá, para beneficiar aliados políticos. A polêmica lei da estabilidade econômica para servidores do município que ocuparam por pelo menos oito anos, consecutivos ou não, cargos comissionados na prefeitura, foi desvirtuada para contemplar cabos eleitorais do pepista, entre eles o secretário exonerado de Esportes e Lazer, Gildemar Silva Carneiro. Segundo publicação no Diário Oficial do Município, Dema, como é conhecido, continuará a receber o salário de secretário, no valor de R$ 6 mil, mesmo após ter retornado à função de agente administrativo, cujo vencimento é de aproximadamente R$ 1 mil. A lei é de 1998, e a soma que dá a Dema nove anos de cargo comissionado, por exercer várias funções, tem início em 1989, bem antes da aprovação da legislação, que não é retroativa. “Existem duas leis que tratam da estabilidade para servidores. Uma é de 1998 e outra é de 1999. Portanto, o prefeito está infringindo a lei que já é ilegal. Agora, além de questionar essa legislação na Justiça, vamos também acionar o prefeito por crime de responsabilidade”, avisou o prefeito eleito Francisco de Assis (PT). Entre a semana passada e esta quarta-feira (12), dezenas de estabilidades foram concedidas a inúmeros aliados do prefeito derrotado nas urnas. Já o projeto que estenderia a estabilidade a vereadores derrotados nas urnas e que são servidores foi arquivado pelo presidente da Câmara, José Jailmo.

Site ajuda a encontrar bares com cerveja mais gelada e barata em Salvador
por Carol Prado


Foto: Reprodução

A Ambev lançou nesta quarta-feira (12), em Salvador, uma ferramenta que promete ser a melhor amiga dos beberrões soteropolitanos. O site Traz Mais Uma diz aos apreciadores de uma boa cerveja quais são os bares mais próximos, que oferecem a bebida mais gelada e com melhor preço na capital baiana. Tudo baseado na opinião do próprio consumidor. No site, os internautas podem votar nos seus estabelecimentos preferidos, segundo os critérios temperatura e valor das bebidas. Os colaboradores, além de contribuírem para o desenvolvimento do guia, concorrem a prêmios e ingressos de eventos divulgados na agenda do portal. De acordo com o coordenador do projeto e gerente de planejamento e performance da Ambev, Nathan Schmucler, a ideia é incentivar os bares a praticarem a política do preço justo e melhorarem seus serviços e atendimento. “Nós, como líderes do segmento, buscamos sempre desenvolver o mercado, seja por iniciativas de novos produtos ou de entretenimento. Esse projeto, em especial, deve estimular o consumidor a ficar mais atento à qualidade e preço das bebidas e fazer com que os donos de bares também se preocupem com esses itens”.


A Ambev lançou, nesta quarta-feira (13), o site no bar Carangueijo da Pituba, em Salvador (Foto: Carol Prado/Bahia Notícias)Apesar de ser desenvolvido pela Ambev, gigante no setor de bebidas que administra, entre muitas outras marcas, a Skol, Antarctica, Brahma, Bohemia, Budweiser e Original, Schmucler garante que o site não dará nenhum tipo de privilégio ou destaque aos bares exclusivos da empresa. “Se a casa oferecer um serviço de qualidade, não importa a marca, ele vai se desenvolver e desenvolver o nosso negócio. Esse é nosso grande interesse”, explica. A ferramenta, que já conta com um banco de dados formado por quase 200 bares, com endereços e informações adicionais para ajudar o consumidor a chegar ao estabelecimento, também permite que os usuários adicionem novas ítens à lista. Criado a partir de uma ideia baiana, o Traz Mais Uma ainda é restrito a Salvador e não há previsão de quando irá se estender para outras cidades do país. Segundo o gerente comercial da Ambev, Alessandro Rebouças, a escolha da capital baiana para estrear o projeto não foi por acaso. “Salvador é uma cidade muito festeira e a gente acredita que, ajudando os bares a desenvolver isso, conseguimos, além de oferecer o melhor entretenimento possível ao consumidor, aumentar o fluxo de pessoas nos estabelecimentos”. Nesse quesito, os donos dos “templos sagrados da cerveja” só tem o que comemorar. Valter Almeida, dono do bar Caranguejo da Pituba, por exemplo, espera dobrar a venda de cervejas e petiscos nos próximos meses. “Vai ser tudo de bom ponto com”, brinca.

Empresários reclamam do Parque Tecnológico da Bahia

por Ricardo Luzbel



Ainda sem funcionamento pleno, o Parque Tecnológico da Bahia tem preocupado empresários e construtores. Eles se queixam o entorno do centro tecnológico se tornou um estacionamento a céu aberto, uma vez que o secretário de Ciência e Tecnologia da Bahia, Paulo Câmara, ocupou vagas com salas. Outra preocupação para representantes do setor empresarial é o prazo que o parque tem para operar. Se não for ocupado até 2014, o terreno cedido pela prefeitura de Salvador ao Estado poderá ser devolvido. Outra queixa em relação ao governo estadual é que no local poderia ser implantado um prédio para abrigar, por exemplo, a Desenbahia, a nova central de monitoramento tecnológico que está no Cabula, bem como o call center do Banco do Brasil. Enfim, o projeto é interessante, o local apropriado, mas falta mais interesse por parte dos gestores.



Mesa esconde emendas e Câmara aprova PDDU
por Rodrigo Aguiar


Foto: Rodrigo Aguiar / BN

Após aprovar a reforma administrativa elaborada pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM), a Câmara Municipal aprovou na noite desta quarta-feira (12), também sob protestos da oposição, alterações no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). A bancada da minoria não teve acesso, durante o processo de votação, às sete emendas apresentadas ao projeto. Sete representantes do Legislativo soteropolitano se manifestaram contrários: as comunistas Olívia Santana e Aladilce, os petistas Gilmar Santiago, Marta Rodrigues e Vânia Galvão, além de Andréa Mendonça (PV) e Heber Santana (PSC). O clima esquentou no plenário quando a vereadora Aladilce, após discursar, tentou fazer uma fotografia das emendas que estavam em posse da Mesa Diretora. Adriano Meirelles impediu a colega de registrar as imagens. “Isso não é seu, rapaz. É público”, protestou a comunista. “Não vai tirar foto”, respondeu Meirelles. Após a discussão, os membros da minoria permaneceram um bom tempo sem ter acesso às emendas, apesar dos pedidos feitos para que cópias fossem feitas e entregues aos insatisfeitos. Para ter ideia do que foi aprovado pela Câmara, o texto da emenda aditiva de número 7 diz que "ficam substituídos os Mapas 04 e 05, integrantes da Lei 7.400/08, pelos Mapas 04A e 05A anexos a esta Lei". Não há anexos. A justificativa apresentada diz o seguinte: "Após a vigência do PDDU em 2008 a prefeitura concebeu um importante projeto - Salvador Capital Mundial - onde estavam previstas vias estruturantes e soluções de transporte que darão uma maior eficácia [...] para o advento da Copa de 2.014. Propomos a inclusão dessas questões relativas à mobilidade urbana nos termos apresentados". Nenhuma explicação consta na folha.

Câmara aprova medida provisória que reduz tarifas da conta de luz

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (12) a medida provisória que reduz o preço da energia elétrica no país. A proposta agora segue para votação no Senado, antes de ser encaminhada para a sanção presidencial. A MP permite que o governo renove as concessões das usinas, transmissoras e distribuidoras de energia que vencem entre 2015 e 2017. Em troca disso, essas concessionárias têm que aceitar receber remuneração até 70% menor. Junto com o corte de encargos que incidem sobre a conta de luz, as medidas permitirão, segundo o governo, a redução do custo da energia para residências, comércio e indústria. A MP tinha sido aprovada na comissão mista criada para analisar o tema. Na semana passada, encerrou-se o período para que as empresas do setor elétrico cujas concessões vencem entre 2015 e 2017 aderissem ao plano do governo. Ficaram de fora do projeto usinas hidrelétricas da Cesp, Cemig e Copel. Dilma atribuiu a negativa das três empresas elétricas em aderir ao projeto a questões partidárias. Cesp, Cemig e Copel alegam que rejeitaram participar do plano por conta dos valores de remuneração e das indenizações propostos pelo governo, considerados baixos.

Brasil condena Coreia do Norte por lançamento de míssil ao espaço
O governo brasileiro, por intermédio do Ministério das Relações Exteriores, condenou nesta quarta-feira (12) o lançamento de mísseis de longo alcance pelas autoridades da Coreia do Norte. O ato norte-coreano foi considerado uma ameaça e uma transgressão pela Organização das Nações Unidas (ONU). Em nota, o Itamaraty apela para que as autoridades do país asiático contribuam para a paz na região. “O governo brasileiro conclama a RPDC [Coreia do Norte] a cumprir plenamente as resoluções pertinentes do Conselho de Segurança e contribuir ativamente para criar as condições necessárias à retomada das negociações relativas à paz e segurança na Península Coreana”, diz o comunicado. A Coreia do Norte lançou nesta quarta um foguete de longo alcance durante uma operação considerada de “êxito” pelo governo. Segundo as autoridades do país, foi apenas um teste para o lançamento de um satélite espacial, mas parte da comunidade estrangeira levanta dúvidas sobre os objetivos da missão.

Vereador do PT assume presidência da Câmara e aprova reforma de ACM Neto

por Rodrigo Aguiar / Evilásio Júnior


Oposição protestou contra Alcindo | Foto: Rodrigo Aguiar / Bahia Notícias

Após mais de seis horas de discussões, muitas delas acaloradas, os vereadores de Salvador aprovaram, na noite desta quarta-feira (12), o projeto de reforma administrativa proposto pelo prefeito eleito ACM Neto (DEM). Segundo apresentou o democrata em evento no Palácio Thomé de Souza, semana passada, o número de secretarias passará a ser 12, além de remanejamento, fusões e criações de novos órgãos. Apenas nove legisladores foram contrários às mudanças previstas na prefeitura a partir de 2013: Vânia Galvão, Henrique Carballal, Marta Rodrigues, Gilmar Santiago, Moisés Rocha e Dr. Giovanni (todos do PT); Olívia Santana e Aladilce Souza (ambas do PCdoB) e, surpreendentemente, Odiosvaldo Vigas (PDT). A bancada de oposição apresentou cinco emendas, todas recusadas. Detalhe curioso foi o andamento da sessão, presidida pelo petista Alcindo da Anunciação, um dos que tentaram obstruir a pauta mais cedo. Do lado de lá, de "Exu Tranca Pauta" passou a "Ebó de Encruzilhada", conforme declarações dos próprios colegas de minoria, que o acusaram de atropelar o código interno para acelerar a votação. "Vossa excelência, infelizmente, acabou de rasgar o regimento, quando não atentou para o pedido de discussão. Já vi esse filme com Valdenor Cardoso [ex-presidente da Casa]", acusou a líder do bloco, Vânia Galvão. "Democracia não é autoritarismo. Não é a gente pedir questão de ordem e o senhor fingir que não ouviu", condenou Marta Rodrigues, que é presidente municipal do PT. Provocado por Aladilce sobre qual era o seu posicionamento pessoal sobre a matéria, Alcindo alegou que "presidente não vota" e se defendeu: "Aqui eu não sou vereador do PT. Estou como presidente da Câmara". O afago veio, ironicamente, da ala de governo, com direito a tapinha nas costas dos henriquistas e defesa pública do líder Téo Senna, que o parabenizou pela "coragem".

Hoje no Bahia na Política


Contas do prefeito João Henrique foram reprovadas e fica inelegível


Foto: Prefeito de Salvador João Henrique (PP)

As contas de 2009 do prefeito de Salvador, João Henrique (PP), foram reprovadas pela Câmara Municipal na madrugada desta quinta-feira (13). Com o resultado, João Henrique fica inelegível por oito anos. A votação ocorreu durante a sessão iniciada nesta quarta-feira (12), que também apreciou projetos polêmicos como mudanças na Lei de Ordenamento do Uso do Solo do Município (Louos) e no Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU). Com voto secreto, 15 vereadores votaram pela reprovação e 25 pela aprovação das contas. João Henrique precisava de 28 votos ao seu favor. Apenas o vereador Gilberto José(PDT) não votou.
As contas de 2010 não foram votadas nesta quinta por falta de quórum, já que boa parte da bancada governista deixou o plenário após o resultado. Elas podem ser apreciadas já na segunda-feira, caso haja acordo entre os edis.(BN)





Hoje tem Sessão Especial em celebração ao Dia da Bíblia

Foto: Deputado Estadual José de Arimatéia (PRB)

A Assembleia Legislativa realiza hoje uma sessão especial em celebração ao Dia da Bíblia - livro sagrado que é homenageado todo segundo domingo do mês de Dezembro. Proposta pelo deputado estadual, José de Arimatéia (PRB), o evento irá acontecer ás 14h30, com a participação  de fiéis, pastores, bispos e lideranças religiosas.





Aumento de impostos ontem foi apenas um avant premiere, diz Geilson



Foto: Deputado Estadual Carlos Geilson (PTN)

Com a aprovação na  Assembleia Legislativa do projeto de lei que prevê aumento de alguns impostos na Bahia,incluindo tarifas do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), o deputado estadual Carlos Geilson (PTN) voltou a  criticar o governo . O parlamentar denominou o governador   como a estrela de uma ação perversa,que criou novos impostos e aumentou outras taxas na Bahia.
“Ontem foi o avant premiere. Semana que vem tem mais. O saco de maldades do governo parece não acabar nunca... Para reajustar o salário do servidor é uma  novela. O projeto fica nesta Casa rolando... rolando, e o governador vai emburrando com a barriga. Mas quando é para arrecadar é rapidinho. Chega na calada da noite e no  outro dia já está aprovado o regime de urgência. Porque não faz a mesma coisa com os outros projetos? Ai a  conversa é que não tem orçamento... Mas para tirar dos baianos o governador não pergunta como está o nosso orçamento...”, criticou Geilson.






Associação dos Servidores presta homenagem ao presidente Ribeiro


Foto: Presidente da Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Feira de Santana Joaquim Oliveira

O presidente da Associação dos  Câmara Municipal de Feira de Santana,Joaquim Oliveira,discursou durante dez minutos na tribuna da Casa da Cidadania no último dia de sessão dessa legislatura.Joaquim pediu a criação da escola de formação continuada da Casa da Cidadania. “Assim poderemos preparar bem nossos funcionários”, disse. Ele ainda elogiou as ultimas gestões, que prestigiaram os servidores colocando-os em cargos de chefia. Joaquim ainda elogiou a atual gestão pela aprovação das contas sem ressalvas, em tempos de tantos escândalos por todo o Brasil envolvendo Câmaras Municipais. Em nome dos colegas, ele lamentou a não reeleição de alguns vereadores. A entidade prestou homenagem, através de uma placa, ao presidente Ribeiro(PDT), que não mais voltará à Casa, por todos os seus mandatos e sua atuação na presidência. (Karoliny Dias)




Luiz Gonzaga: Se estivesse vivo hoje faria 100 anos





Luiz Gonzaga do Nascimento (Exu, 13 de dezembro de 1912 — Recife e faleceu em 2 de agosto de 1989) foi um compositor popular brasileiro, conhecido como o Rei doBaião. Foi uma das mais completas, importantes einventivas figuras da música popular brasileira. Cantandoacompanhado de sua sanfona, zabumba e triângulo, levoua alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bemcomo a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua áridaterra, o sertão nordestino, para o resto do país, numaépoca em que a maioria das pessoas desconhecia obaião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival Caymmi,Gilberto Gil, Raul Seixas, Caetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia eharmonias, ganhou notoriedade com as antológicascanções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baiãode Dois" (1950).

Início de vida

Luiz Gonzaga do Nascimento nasceu numa sexta-feira nodia 13 de dezembro de 1912, numa casa de barro batidona Fazenda Caiçara, povoado do Araripe à 12km de Exu(extremo oeste do Estado de Pernambuco, a 700Km doRecife), segundo filho de Ana Batista de Jesus (MãeSantana) e oitavo de Januário José dos Santos. Foibatizado na matriz de Exu no dia 05 de janeiro de 1913,pelo Pe. José Fernandes de Medeiros.

Ele deveria ter o mesmo nome do pai, mas na madrugada em que nasceu, seu pai foi para o terreiro da casa e viu uma estrela cadente e mudou de ideia, era o dia de São Luís Gonzaga no mês que se comemora o Natal, o que explica a adoção do sobrenome "Nascimento".





Prorrogadas as inscrições para a Semana de Filosofia da Uefs



Foram prorrogadas até 20 de dezembro as inscrições de trabalhos para 1ª Semana de Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), evento que será realizado em abril de 2013. Os trabalhos devem ser enviados ao e-mail semanafilosofiauefs@gmail.com. A promoção é do Colegiado e do Diretório Acadêmico de Filosofia da Uefs.
Os candidatos devem informar seus respectivos dados(nome, posição ocupada, curso, universidade), título e resumo do trabalho, que deve ter entre 200 e 400 palavras, sem notas ou referências bibliográficas. Através da internet, no blog uefsfilosofia.blogspot.com.br, os interessados poderão obter o formulário de inscrição e outras informações sobre o evento.
A 1ª Semana de Filosofia tem o objetivo de estimular a produção discente na área de filosofia, apresentar trabalhos em filosofia dos docentes da Uefs, promover uma interface entre o curso de filosofia da Uefs e outras áreas da Universidade, bem como demais cursos de filosofia no Estado.





Justiniano pede que não reeleitos permaneçam na vida pública



Foto: Vereador Justiniano França (DEM)

O vereador Justiniano França (DEM) lamentou anão reeleição de alguns vereadores, bem como a desistência de outros de disputarem o último pleito, ressaltando que muitos deles são políticos competentes e farão falta na Câmara de Vereadores. “Esperamos que vocês não saiam da vida pública, pois ainda  têm muito a contribuir”, afirmou. Justiniano ainda agradeceu aos servidores da Casa, ao presidente Ribeiro,à imprensa e aos seus assessores. (Karoliny Dias)





Marialvo diz que PT precisa retirar ‘duas figuras’ para andar



Foto: Vereador Marialvo Barreto (PT)

O petista Marialvo Barreto (PT) lutou contra tudo e contra todos, inclusive contra seu partido, mas não conseguiu a sua reeleição como vereador. Mas a última sessão foi momento de agradecer a todos que desde o primeiro mandato estiveram ao seu lado como assessores, os colegas da Casa da Cidadania, a imprensa e em especial ao seu colega de partido Ângelo Almeida (PT). “Fui o primeiro vereador do PT a cumprir o mandato de quatro anos e o primeiro a ser reeleito”, disse. Ele informou que continuará na cidade, no movimento social e como professor e garantiu que não sai triste, mas feliz. No final, Marialvo deixou um recado com endereço certo: “É preciso ao menos que duas figuras saiam do PT para que o partido ande na cidade. Eu estarei ao lado daqueles que lutarão para retirá-las.” (Karoliny Dias)






Tourinho diz que sai da Câmara com os mesmos bens que entrou


Foto: Vereador Roberto Tourinho (PV)

O vereador RobertoTourinho (PV) disse queessa legislatura acabacom pessoas alegres etristes pelas situaçõesem que viveram. Elelembrou que quando tinha24 anos foi escolhido porDival Figueiredo Machadopara ser líder daoposição, assim queentrou na Casa daCidadania, onde viveu quase metade da sua vida, já queestá saindo com 42 anos, lembrando que nunca foigoverno, sempre oposição. “Muito mais do que umaavaliação, é uma reflexão sobre a vida”, disse. Tourinhoagradeceu aos funcionários da Casa, aos seus assessorese à imprensa, que ao longo dos anos divulgou os seusatos concordando ou discordando de suas ações.
Com os mesmos bens

Ele afirmou ainda que quando chegou à Casa daCidadania tinha um apartamento dado pelo seu pai e um carro, os mesmos bens que tem ainda hoje. “Consegui, e ainda não terminei de pagar, uma casa em um condomínio humilde, porque dona Maria da Purificação Falcão ajudou com 50%”, disse. Tourinho concluiu afirmando que quando passar pela Câmara de Vereadores terá duas consciências: fez muitos amigos e cumpriu o seu papel. (Karoliny Dias)




Ronny lamenta por colegas que não voltarão para a Casa da Cidadania

Foto: Vereador Reinaldo Miranda (PSDB), conhecido Ronny

Reeleito para mais um mandato em Feira de Santana, Ronny (PSDB)afirmou que nada acontece na vida de cada um por acaso e que se Deus deu a ele uma votação expressiva foi o reconhecimento do seu trabalho durante os quatro anos que esteve como vereador. “Tudo isso que está acontecendo em minha vida e na vida dos meus colegas vereadores é passageiro.Não somos formados vereadores, estamos vereadores”,disse. Ronny confessou ficar triste pelos vereadores que não conseguira, se reeleger e também agradeceu a todos pelos anos de trabalho. Ronny ainda lamentou não ter aceitado ser o vice-presidente de Ribeiro (PDT) quando o mesmo o convidou. (Karoliny Dias)



Joel agradece contribuições em sua vida política



Foto: Vereador Sargento Joel (DEM)

Ao se despedir da atividade legislativa, o vereador Sargento Joel (DEM) lembrou de quando começou na política.“Naquela época eu não tinha dinheiro para investir em minha campanha e a fizemos toda tirando cópia das fotos”, recordou. Joel agradeceu aos colegas pelos anos de trabalho junto, em especial a Carlito do Peixe (DEM), que mesmo não tendo recebido o seu voto quando se candidatou a presidente o tratou com cortesia, sem persegui-lo. O vereador concluiu agradecendo a todos os amigos que o ajudaram em sua luta. (Karoliny Dias)





José Ronaldo será diplomado com contas de campanha aprovadas


Foto: Prefeito eleito José Ronaldo de Carvalho (DEM)

Na manhã desta sexta-feira, 14, a JustiçaEleitoral - que confirmoua aprovação das contaseleitorais -, diploma oprefeito eleito JoséRonaldo (Democratas) e ovice-prefeito LucianoRibeiro (PMDB).
As contas de campanhado candidato a prefeitoJosé Ronaldo e do seuvice Luciano Ribeiro foramaprovadas sem ressalvas, em tempo hábil, segundodespacho da juízaeleitoral Isabela SantosLago, da 155ª ZonaEleitoral.

Além da diplomação de José Ronaldo e Luciano, os 21 vereadores eleitos e suplentes também serão diplomados na sessão solene, marcada para às 8h30, no Salão do Júri do Fórum Filinto Bastos.




Deputado recebe representantes do transporte alternativo rodoviário



O líder de governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado Zé Neto(PT), recebeu, na tarde desta quarta-feira (12),representantes da Associação do Transporte Alternativo Complementar do Estado da Bahia (Atac). A categoria solicitou o apoio do parlamentar para solucionar o impasse com os empresários donos de ônibus no Estado.
Em 2009, foi aprovado o projeto de lei que estabelecia as regras do processo licitatório do serviço de transporte rodoviário complementar no Estado, através das ações conjuntas de diversos órgãos do governo. No entanto,uma liminar apresentada pelos empresário donos de ônibus está impedindo a continuidade da regulamentação das linhas.

Os permissionários reclamam das multas que estão recebendo por fazer o serviço de transporte irregular e do documento que impossibilita o andamento da licitação. O deputado Zé Neto (PT) lembrou que o projeto de lei que regulariza o serviço foi aprovado com o apoio dos empresários e que a liminar apresentada vai de encontro ao que ficou acordado.



FTC Feira é avaliada pelo MEC


Foto: Diretor geral da unidade FTC professor Heraldo Morais

A FTC Feira foi avaliada com conceito 3 no Índice Geral de Cursos (IGC), do Ministério da Educação e Cultura (MEC), referente ao ano de 2011. A Portaria de nº 429, é datada de 6 de dezembro de 2012 e publicada no Diário Oficial da União em 7 de dezembro de 2012.
O diretor geral da unidade, professor Heraldo Morais, aponta as mais recentes conquistas da FTC Feira: dois novos cursos foram autorizados pelo MEC:Direito e Educação Física, já ofertados no último vestibular, somando 12 cursos de graduação. Já o curso de bacharelado em Engenharia Civil foi reconhecido recentemente pelo MEC, com oferta de 160 vagas anuais.

A Faculdade conta com um quadro docente constituído de professores com elevada titulação acadêmica comprometidos com o projeto pedagógico da instituição, o que possibilita a formação de alunos com perfil empreendedor e voltado para atender as demandas do mercado.



Técnicos alertam para importância da supervisão das obras de transposição do São Francisco




Representantes da Controladoria Geral da União (CGU) e do Tribunal de Contas da União (TCU) confirmaram, nestaquarta-feira (12), a previsão do ministro da IntegraçãoNacional, Fernando Bezerra, de que em 2015 o projeto detransposição do rio São Francisco estará concluído. Ostécnicos, entretanto, fizeram um alerta: o prazo só serácomprido se houver melhoria na gestão de contratos porparte do ministério e o reforço na supervisão e noacompanhamento dos trabalhos.

- Por mais que haja licitações bem acabadas e contratosbem formulados, o que vai determinar o prazo é osucesso do modelo de gestão apresentado. Já houvedéficits de gestão consideráveis no projeto. A questãofinanceira não tem se mostrado obstáculo: o fluxo érecorrente, e as empresas têm interesse em executar aobra e têm interesse em receber – afirmou o diretor deAuditoria da área de Infraestrutura da Secretaria Federal de Controle da CGU, Luís Cláudio de Freitas.

Ele participou, nesta quarta-feira (12), de mais uma audiência da comissão especial externa que acompanha as obras de transposição do chamado Rio da IntegraçãoNacional. Na terça-feira (11), os senadores receberam oministro Fernando Bezerra, que previu a conclusão doprojeto em três anos. A secretária da 4ª Secretaria de Fiscalização e Obras do Tribunal de Contas da União, Juliana Pontes Monteiro de Carvalho, concordou com o representante da CGU. Segundo ela, a melhoria na gestãode contratos, bem como a supervisão e o gerenciamento são fundamentais:

– O projeto pode ser bem feito, bem formulado e coerente; mas se não houver o devido acompanhamento e fiscalização, certamente haverá atrasos e paralisações – acrescentou. (Senado)



Melhorar mobilidade urbana é principal desafio de novos prefeitos, diz deputado


Prefeitos de todo o País estão participando da 13ª Conferência das Cidades, em Brasília.

O presidente daComissão deDesenvolvimento Urbano,deputado Domingos Neto(PSB-CE), afirmou, nestaquarta-feira, quemelhorar a mobilidadeurbana é o principaldesafio dos novosprefeitos que tomamposse emjaneiro. Segundo odeputado, a dificuldadede locomoção é oproblema mais imediato enfrentado pela população daperiferia das grandes cidades, que gastaria, em algumaslocalidades, até duas horas para ir para o trabalho e maisduas para voltar para casa.

“Para resolver o problema, que aumentou nos últimos 40 anos por conta do crescimento desordenado das cidades, e que reduziu a qualidade de vida da sua população, éque precisamos debater e conhecer sistemas que tiveram sucesso na sua implementação”, disse Domingos Neto, na abertura da 13ª Conferência das Cidades, que discute atéamanhã o tema “mobilidade urbana”. (Câmara)



O silêncio da oposição



Força limitada

A timidez da oposição noCongresso diante dasrevelações de MarcosValério contra Lula &petistas tem intrigadoaté parlamentares dabase aliada. Esperava-sereações e discursos bemmais contundentes. Asações têm se limitado,basicamente, àoficialização de pedidosde convocação de Valérionas comissões de Câmarae Senado, além dasolicitação deprovidências do Ministério Público. Como se DEM ePSDB tivessem esquecido ou ignorado o fato de, sendominoria, dificilmente conseguirão aprovar a ida de Valérioao Congresso.

Uma parte significativa do PSDB receia que uma eventualconvocação de Marcos Valério acabe trazendo mais danos do que louros políticos aos tucanos. O motivo: o mensalão mineiro. Peessedebistas temem a possibilidade de a base aliada, mais numerosa, conseguir arrancar deValério informações a respeito do fato, que, por razões óbvias, assusta o PSDB.

Na reunião da bancada tucana, uma ala do partido sugeriu convidar Valério para um bate-papo na liderança do PSDB, em vez de abrir uma guerra pela convocação. Carlos Sampaio foi contra, argumentando que não faria sentido uma conversa informal com bandido e entregar à base aliada a chance de argumentar que novas bombas de Valério seriam resultado de pressão política tucana. Parlamentares peessedebistas incumbiram seus assessores de encontrar a todo custo uma prova de que o PT bancou a defesa de Marcos Valério no STF. Acredita-se que este é o mais incontestável elemento da ligação entre Lula e operador do mensalão. (Lauro Jardim)