Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Dilma tira afilhado de Sarney e põe técnico na Eletrobrás

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou, nesta segunda-feira, José da Costa Carvalho como o novo presidente da Eletrobrás, a principal estatal brasileira do setor elétrico. O nome foi escolhido pela presidente Dilma Rousseff, que acelerou as trocas de comando nas empresas do setor para dar uma resposta política ao apagão que deixou oito Estados do Nordeste às escuras na semana passada. Ao trocar o comando da Eletrobrás, Dilma dá mais uma prova de que quer minimizar ingerências políticas no setor, tratado como estratégico por seu governo. No cargo tradicionalmente controlado pelo PMDB de Sarney assumirá agora um técnico: Carvalho, também conhecido como Costinha, foi presidente da Cemig e é próximo do Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior, Fernando Pimentel, amigo de Dilma desde a época em que lutavam contra a ditadura. A escolha de Carvalho já estava em estudo, mas foi antecipada depois da crise política envolvendo o comando de Furnas e o apagão do Nordeste, que aprofundou o desgaste da relação da presidente com setores do PMDB. O executivo substituirá José Antonio Muniz Lopes, ligado ao presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP). 

ACM Neto: “Se depender de mim, Kassab fica”

Agência Brasil
ACM Neto derrotou candidato apoiado por Bornhausen (à esquerda) na disputa pela liderança do DEM
O novo líder do DEM na Câmara, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto, diz que pedirá pessoalmente ao prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), que não deixe o partido. ACM Neto faz parte da ala liderada pelo presidente nacional do DEM, deputado Rodrigo Maia (RJ), que disputa o poder interno com a ala de Kassab, que tem o ex-presidente do partido Jorge Bornhausen (SC) como uma de suas principais referências. “Se depender de mim, vai ficar. Vou trabalhar pra isso. Vou visitá-lo em São Paulo e pedir a ele que fique. Vou criar as condições que estiverem ao meu alcance para a permanência do prefeito. É um quadro importante, e nós desejamos que ele continue na nossa legenda”, diz o deputado, de 32 anos. ACM Neto foi conduzido à liderança após derrotar o paranaense Eduardo Sciarra, apoiado por Kassab e Bornhausen, por 27 votos a 16. Dentro do partido, há quem veja na nova vitória da ala de Rodrigo Maia um impulso a mais para a saída do prefeito paulistano. Leia mais no Congresso em Foco.

Polícia registra 26 homicídios no final de semana em Salvador e RMS

A polícia registrou no final de semana – entre as 19h de sexta-feira e 7h desta segunda-feira, – um total de 26 homicídios em Salvador e Região Metropolitana. Uma mulher foi encontrada morta por volta das 5h30 de hoje no quarto da casa onde morava, no bairro de 7 de Abril. Identificada apenas como Rose, a mulher estava seminua com várias marcas de facadas pelo corpo, que estava em decomposição, o que leva a polícia acreditar que a morte pode ter acontecido na última sexta. De acordo com agentes da 10ª CP (Pau Miúdo), ainda não há pistas sobre a autoria do crime. Segundo um policial de plantão, vizinhos afirmaram que a mulher era conhecida como Lôra. A Polícia Militar esteve no local para fazer o levantamento cadavérico e o corpo da mulher foi levado para o Instituto Médico Legal Nina Rodrigues (IML).

Dilma mostra preocupação com corrupção, diz FHC

Marcio Fernades
Ex-presidente Fernando Henrique Cardoso
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou que, diferentemente do seu sucessor Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a presidente Dilma Rousseff (PT) tem dado a impressão de que se preocupa com casos de corrupção no governo. Em entrevista ao programa É Notícia, exibido na madrugada desta segunda-feira pela RedeTV!, FHC avaliou que Dilma é mais sóbria e tem “menos recursos retóricos” que Lula. – Ela tem um outro estilo, demonstrou certa preocupação com a corrupção, o que Lula não demonstrava. Ao contrário, tentava minimizar. [...] Isso é um bom sinal, mas ainda é cedo para julgar. O tucano avaliou ainda que Dilma tem se posicionado de maneira “mais progressista” do que Lula sobre questões internacionais. De acordo com FHC, o ex-presidente petista “equivocou-se” ao não adotar uma postura mais crítica em relação ao Irã em episódios de desrespeito aos direitos humanos.

Governo pretende limitar os gastos com servidores

O governo pretende resgatar a proposta que limita o aumento real dos gastos com o funcionalismo público (governo federal, Legislativo e Judiciário). O tema será tratado como prioridade neste primeiro ano de mandato da presidente Dilma Rousseff. Segundo a Folha apurou, a discussão ainda é preliminar. Embora o número ainda não esteja fechado, já se fala em impor um teto de 2% ao ano, além da inflação. A trava ao gasto com pessoal restringe reajustes salariais e limita contratações e reestruturações de carreiras. O percentual discutido hoje na Presidência da República é maior que o proposto pelo Ministério da Fazenda em 2007 (1,5%), porém menor que os 2,5% a serem aplicados até 2019, já aprovados no Senado e aguardando deliberação da Câmara.

STJ abranda pena para agressão à mulher

Haroldo Abrantes/A Tarde
Em janeiro deste ano, foram registrados 660 casos de violência contra a mulher em Salvador
Aos 45 anos, 17 de casada, Ana* sequer lembra a quanto tempo tolera agressões verbais, ameaças diversas, humilhações e constrangimentos. Empresária bem sucedida, ela é xingada pelo marido na frente de funcionários, de vizinhos e do casal de filhos, de 14 e 15 anos. Ana é um dos 660 casos de violência doméstica contra mulheres registrados em Salvador de 1º de janeiro até o meio-dia de 1º de fevereiro, na Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam) – Brotas. “Estou no meu limite”, desabafou Ana, dia 1º, quando foi à Deam pedir ajuda. O número de agressões registradas em janeiro deste ano é inferior ao de 2010, quando, no mesmo período, foram 721 ocorrências, em um ano que fechou as estatísticas com 8.030 atendimentos apenas na unidade de Brotas. Neste ano, a média é de 20,6 agressões denunciadas por dia. A situação pode se agravar  por uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que dá novo rumo à aplicação da Lei Maria da Penha (lei nº 11.340/00).