Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



terça-feira, 1 de junho de 2010

Principais matérias do estado do Paraná

Reajuste dos servidores vai ser depositado em junho retroativo ao pagamento de maio

aO governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho. O pagamento, por outro lado, será retroativo ao mês de maio, explicou o governador. Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Paraná vai corrigir os salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo. O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%. A medida beneficia 252,5 mil pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

Pessuti pede aos chefes regionais do IAP mais rapidez nos licenciamentos ambientais

aO governador Orlando Pessuti se reuniu nesta segunda-feira (31), em Curitiba, com chefes regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para discutir licenciamentos ambientais. “Dentro de alguns dias vamos iniciar centenas de obras e precisamos de uma agilidade maior dos nossos técnicos ambientais. Determinamos a eles que dêem a devida atenção às questões legais”, explicou Pessuti. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, explicou que serão analisadas não apenas as questões ambientais, mas também as sociais e econômicas.

Nova sede de farmácia especial vai descentralizar atendimento

aO secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, inaugurou nesta segunda-feira (31) a sede da Farmácia Especial Metropolitana II, que funcionará no prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Kennedy, Portão, em Curitiba, a partir de 1.º de julho. Atualmente, 20 mil pacientes estão cadastrados para receber medicamentos excepcionais na Farmácia Especial da Barão do Rio Branco, anexa à 2.ª Regional de Saúde Metropolitana. A expectativa é que 25% dos pacientes sejam remanejados para a nova farmácia.

Copel instala equipamento para dar mais agilidade a atendimentos na falta de luz

aNova tecnologia aplicada pela Copel dá mais agilidade ao atendimento nos casos de falta de luz, que agora podem ser solucionados por comando digital. Dezenas de chaves, equipamentos da rede elétrica que possibilitam alterar e redirecionar o fluxo de energia elétrica pelos condutores conforme a necessidade, recebem equipamentos de automação e comunicação por fibra óptica. Com isso, tais chaves poderão ser operadas a partir de centrais em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Bancos de leite humano do Paraná são homenageados pela Secretaria da Saúde

aO secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, entregou na manhã desta segunda-feira (31), em Curitiba, placas de honra ao mérito aos oito bancos de leite humano (BLH) do Paraná. O Estado teve a maior produtividade na coleta de leite humano, em 2008, e foi homenageado pelo Ministério da Saúde. Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. “Esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno”, lembrou o secretário.

Site mostra medidas do governo de apoio a municípios do Paraná

aA população agora pode acompanhar as liberações de recursos do governo do Estado para os municípios do Paraná. O sitewww.governonosmunicipios.pr.gov.br divulga diariamente notícias e informações sobre decisões, medidas, autorizações de obras, repasses financeiros e lançamento de programas sociais que beneficiam as cidades do Paraná. A atualização do site é feita pela equipe da Casa Civil.

Paraná quer prorrogar campanha de vacinação contra febre aftosa

aA Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná está pleiteando ao Ministério da Agricultura a prorrogação da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa para até dia 12 de junho. Segundo explicou o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, a medida se faz necessária em função da falta de vacinas no mercado. Segundo levantamento feito por técnicos da Divisão de Sanidade Animal (DSA), a defasagem é de 200 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 5% do rebanho a ser imunizado.

Jornalistas participam em Paranaguá de seminário sobre operações portuárias

aA Assessoria de Comunicação dos portos de Paranaguá e Antonina promoveu nesta segunda-feira (31) o 3º Seminário para Jornalistas. O tema desta edição foi “Operações Portuárias”. Ao todo, 34 profissionais de todo o Estado participaram e puderam ver, no cais e também no mar, o processo de carga e descarga de mercadorias, a infraestrutura e logística dos terminais paranaenses.

Governador discute regularização de obras com prefeitos da região do Vale do Ivaí

aPessuti solicitou um levantamento de obras não concluídas e que necessitam de licitação a todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Estamos equacionando a questão da liberação de recursos para o recape asfáltico, para construção de Bibliotecas Cidadãs, Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança e quadras cobertas para escolas estaduais”, explicou o governador. O presidente da Amuvi e prefeito de Cruz Maltina, Maurício Bueno, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para apresentar suas principais necessidades.

Pessuti recebe lideranças estudantis e representantes do Fórum Estadual da Cultura

Durante a reunião, alunos do Colégio Estadual do Paraná agradeceram ao governador pela decisão de estabelecer eleições livres para a escolha da direção da instituição. Também foram discutidos projetos de incentivo à cultura, como o que aumenta para 1,5% do orçamento estadual os recursos destinados à área. “Daremos todo o apoio para projetos que visem a valorização da nossa cultura”, disse o governador.

Procon dá dicas para compra dos presentes para o Dia dos Namorados

Mais uma data de troca de presentes se aproxima. O Dia dos Namorados, em 12 de junho, exige cautela na hora das compras e, para evitar problemas, o Procon-PR dá algumas dicas. Uma das principais é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia. Em caso de dúvida ou problema, consulte o Procon-PR, pessoalmente, na Alameda Cabral, 184, Centro, em Curitiba, ou pelo telefone 0800-41-1512.

Jogos Colegiais do Paraná têm os primeiros campeões de 2010

aA fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) entrou no terceiro dia de disputa nessa segunda-feira (31), com três das 15 modalidades encerradas - ginástica rítmica, natação e taekwondo, todas da sede Campo Mourão, onde estão sendo realizadas também as modalidades de handebol e xadrez. Sobre esta última, já foram conhecidos os campeões das provas relâmpago e rápido para os alunos de ensino regular e todos entre os alunos com necessidades educacionais especiais. A competição vai até sábado (5) em Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá, Rolândia e Campo Mourão.

Quarto Festival de Cinema da Lapa é lançado em Curitiba

aA Cinemateca de Curitiba foi o local escolhido nesta segunda-feira (31) para o lançamento oficial da quarta edição do Festival de Cinema da Lapa 2010, que será realizado entre os dias 9 e 13, juntamente com as comemorações do aniversário do município da Lapa. O evento, que é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, já reuniu mais de 30 mil participantes, desde a primeira edição, em 2005.

Projeto desperta jovens de comunidades do Rio para a indústria da moda

Um projeto com objetivo de despertar o interesse de jovens de comunidades pobres do Estado do Rio de Janeiro pelo mercado da moda é um dos destaques de uma oficina montada no estande da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no salão de negócios Rio-a-Porter, que ocorre em paralelo à Fashion Rio. O Despertar para a Moda, segundo o presidente da Firjan, Eugenio Gouvêa Vieira, é um dos projetos mais importantes em que a entidade está envolvida no momento.

Gouvêa Vieira disse ainda que é importante “mostrar aos jovens, principalmente das unidades pacificadas, que existe a oportunidade de renda importante e que existe demanda. Só precisa haver qualificação um pouco maior. E nós estamos trabalhando nessa direção”.
Para a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro do setor moda (Senai Moda), Cristiane Alves, o projeto Despertar para a Moda representa a oportunidade de primeiro emprego para muitos jovens fluminenses.
- O Despertar para a Moda surgiu de uma necessidade e uma preocupação colocadas pelas ‘grifes’ e pelas indústrias do estado do Rio de Janeiro relacionada à qualificação e renovação da mão de obra que está na produção.
Inicialmente, a Firjan, por meio do Senai Moda, começou colocando à disposição do mercado cursos de treinamento e qualificação.
- Só que a gente percebeu que o problema não era este. O problema era o interesse dos jovens pelo mercado da moda e pelas profissões que estão na produção da moda - afirmou a gerente do Senai Moda.
Cristiane Alves informou que o projeto está sendo levado para as escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e, também, para dentro das comunidades populares. A Firjan pretende ainda, em parceria com a prefeitura carioca, levar o Despertar para a Moda para as escolas municipais de comunidades onde as unidades policiais pacificadoras estão instaladas.
O gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Firjan, João Paulo Alcântara, revelou que o setor de vestuário e confecção do Rio de Janeiro responde atualmente pela geração de cerca de 92 mil empregos diretos e indiretos, englobando em torno de 3,5 mil indústrias e pequenas confecções. É a terceira maior atividade empregadora do estado do Rio, ficando atrás do setor de alimentos e a da cadeia de petróleo e gás.

Beltrame ressalta a importância das UPPs no Estado


A criação das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e as ações desenvolvidas à frente da Secretaria de Segurança do Rio conferiram prestígio e credibilidade a seu gestor, José Mariano Beltrame. O secretário, que ganhou mais um prêmio de agradecimento pelos serviços prestados ao Estado, na tarde desta segunda-feira (31/5), acredita que o reconhecimento deve-se às ações que visam controlar os territórios cariocas, antes dominados pelo tráfico, para combater o crime.

- A filosofia do Estado é o controle e combate ao crime, à violência, como consequência. Não resolvemos o problema, só fizemos parar um trem que vinha descarrilado. Tínhamos problemas graves de milícias com ramificações dentro das casas legislativas. O tráfico tinha o domínio em determinadas áreas, onde o Estado não se mostrava presente. O tráfico não acabou, mas tomamos o controle dos espaços – conta Beltrame.

Desde dezembro de 2008, mais de 800 militares treinados ocuparam 17 morros do Rio, beneficiando mais de 140 mil moradores. Até 2014, o governo prevê a implantação de mais 40 unidades, em cerca de 150 comunidades, que irão alcançar 500 mil pessoas.

A segunda etapa da polícia comunitária consiste em fazer um trabalho de cerco e prisão dos traficantes remanescentes, que, aos poucos, são denunciados pelos próprios moradores.

- A comunidade tem perdido o medo de falar, estamos contando com apoio deles. Na segunda etapa do trabalho, vamos prender os que restam, eles vão fugir ou perderão a vida em confrontos. Se entrarem com 10, 15 bandidos num morro, eu ponho 500 homens e corro com eles de lá - conclui Beltrame.

A afirmação do secretário é ilustrada pelas estatísticas: no morro Dona Marta, primeiro a receber o policiamento, os homicídios caíram 100%, o roubo de carros, 44%, e a apreensão de drogas aumentou 100%, nos dois últimos anos. Na Cidade de Deus, os homicídios e roubo de carros caíram 82%, enquanto a apreensão de drogas cresceu 55%, após receber a UPP, em fevereiro de 2009.

Para Beltrame, a política das UPPs não resolve o problema do tráfico, mas contribui para o controle total do Estado e deve ter como aliada todos os entes da União.

- Essa política faz com que as coisas caminhem. Na cidade, a sensação é de que algo se move, já que o processo de dominação começou há 40 anos e, de lá para cá, sucessivos governos não apenas ignoraram o problema, como alguns deles chegavam a negar sua existência. A questão só se resolve com o envolvimento efetivo da União, dos municípios, dos Estados, de todos. Não se pode fazer uma discussão em cima de episódios; é preciso uma ideologia de segurança, de muito investimento em estrutura, tecnologia, treinamento e, principalmente, capacidade de decisão – conclui.

Beltrame recebeu hoje, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, por se destacar pelos serviços prestados à indústria fluminense e ao país.

Lula, Cabral e Paes inauguram UPA na Cidade de Deus

A união dos governos federal, estadual e municipal está trabalhando para recuperar uma antiga dívida social com parte da população residente em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Hoje, essa parceria que já acontece nas áreas de segurança pública e educação foi ampliada à saúde. A partir desta segunda-feira (31/5), os cerca de 65 mil moradores da Cidade de Deus passam a contar com os serviços da Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA 24 horas) inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.

- Graças à eficiência da política de segurança pública do Cabral, a Cidade de Deus está sendo assistida, embora ainda haja muito por fazer. As UPAs vieram para dizer que o povo pobre deste país tem que ser tratado com respeito, decência e dignidade, com equipamentos modernos, de primeira qualidade - disse o presidente Lula, elogiando não apenas o programa de saúde idealizado e colocado em prática pelo governador Sérgio Cabral, mas, ao mesmo tempo, a segurança, com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) atuando em 17 outras comunidades antes dominadas pelo tráfico e milícia.
Cabral anunciou durante o evento a inauguração, no próximo mês de agosto, de um restaurante popular na Cidade de Deus, bairro que já registra desde o início das operações da UPP local um aumento de 30% no número de alunos matriculados nas escolas da rede pública, além do incremento da educação, com a abertura de 26 novos cursos profissionalizantes no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
- Estou muito feliz por mais esta conquista para a Cidade de Deus. As UPAs 24 horas fazem parte de um programa de Estado hoje exportado para todo o Brasil - festejou o governador, lembrando que o modelo de saúde que começou a ser implantado no Estado do Rio em maio de 2007, com a abertura da primeira UPA, no Complexo da Maré, já foi adotado pela União que, até o fim deste ano, instalará 500 Unidades de Pronto-Atendimento no país.
A UPA Cidade de Deus é a quinta administrada pela Prefeitura do Rio. As outras funcionam na Vila Kennedy, na Rocinha, no Complexo do Alemão e em Manguinhos. Até o fim de 2012, serão inauguradas mais 15 unidades na cidade.
A unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferece serviços de urgência e emergência e deve realizar, em média, 9 mil atendimentos por mês. O investimento de R$ 4 milhões beneficiará 150 mil pessoas do bairro e regiões próximas.
A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs é transferido para hospitais.
A unidade tem nove leitos de observação adulta, quatro de emergência, quatro de observação infantil e dois de observação individual; seis consultórios de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social; sala de reanimação e emergência; salas de imobilização e de sutura; e laboratório de análises clínicas com raios-x e eletrocardiograma. A UPA da Cidade de Deus também conta com sala de procedimentos, higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e setor para coleta de sangue.
O programa UPA 24 horas, do Governo do Estado, já conta com 31 unidades em bairros da capital e municípios do interior. A primeira foi inaugurada no Complexo da Maré. Depois, vieram as de Irajá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Ricardo de Albuquerque, Botafogo, Vila Sarapuí, Marechal Hermes, Cabuçu, Realengo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Penha, Campo Grande, Engenho Novo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Manguinhos, Rocinha, Belford Roxo, Três Rios, Queimados, São Gonçalo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama.

Diretora do Municipal comemora a reinauguração do teatro

Após dois anos e meio de obras de restauro, sob os cuidados de 950 operários e 350 restauradores, o Theatro Municipal do Rio abriu as portas em grande estilo no último dia 27. Autoridades e artistas convidados prestigiaram as apresentações da Orquestra Sinfônica, do pianista Nelson Freire, da bailarina Ana Botafogo e de consagrados cantores de ópera.
Com investimento de mais de R$ 75 milhões, o novo Municipal conta com 615 novos lustres, 1.587 luminárias especiais e mais de 200 mil folhas de ouro, que conferem ainda mais charme ao palácio, que está prestes a completar 101 anos, em julho.
O sucesso do resultado é indiscutível, mas você conhece quem esteve à frente da empreitada durante os últimos 850 dias, trabalhando mais de 14 horas diárias, na maior obra que o Theatro já recebeu desde sua inauguração, em 1909? A diretora do Municipal do Rio, Carla Camurati, dedicou sua “obsessão” por trabalho, para que tudo estivesse perfeito até a inauguração.
- Sou obsessiva por personalidade. Algumas vezes isso é um defeito. Dependendo da hora, vira uma qualidade – sentencia a diretora.
Com a reforma concluída, Carla desabafa que foi alvo de severas críticas quando decidiu deixar o prédio fechado durante 18 meses, no ano de seu centenário, e adiar a inauguração por duas vezes.
- Não poderia abrir de qualquer jeito. Quando a gente começou a tirar as camadas de pintura feitas nas várias reformas, começamos a ver que tinha outro teatro ali debaixo, o teatro original. Eu ficava “apanhando” nos jornais, era gente reclamando que o teatro não estava aberto e o prazo não era cumprido. Falavam como se estivesse reformando o banheiro de casa, como se eu não tivesse uma responsabilidade de fazer o melhor com o dinheiro público em um prédio público – afirma.
Marcar a retomada do cinema brasileiro, com o filme Carlota Joaquina, que atingiu a marca de mais de 1,5 milhão de espectadores, em 1995, não foi tão desafiante quanto gerir as obras do teatro.
- Este período foi difícil. Quando a secretária de Cultura, Adriana Rattes, me convidou, sabia que teria uma grande obra pela frente. Precisava equilibrar isso emocionalmente e tomar uma atitude interna mais profunda de como eu iria lidar com isso. Não aceitaria o cargo para ser infeliz. Não era simplesmente aceitar um trabalho. Arrumei um amante dodói, mas lindo, do qual eu teria de cuidar – conta a diretora do Municipal.

Diretora do Municipal comemora a reinauguração do teatro

Após dois anos e meio de obras de restauro, sob os cuidados de 950 operários e 350 restauradores, o Theatro Municipal do Rio abriu as portas em grande estilo no último dia 27. Autoridades e artistas convidados prestigiaram as apresentações da Orquestra Sinfônica, do pianista Nelson Freire, da bailarina Ana Botafogo e de consagrados cantores de ópera.
Com investimento de mais de R$ 75 milhões, o novo Municipal conta com 615 novos lustres, 1.587 luminárias especiais e mais de 200 mil folhas de ouro, que conferem ainda mais charme ao palácio, que está prestes a completar 101 anos, em julho.
O sucesso do resultado é indiscutível, mas você conhece quem esteve à frente da empreitada durante os últimos 850 dias, trabalhando mais de 14 horas diárias, na maior obra que o Theatro já recebeu desde sua inauguração, em 1909? A diretora do Municipal do Rio, Carla Camurati, dedicou sua “obsessão” por trabalho, para que tudo estivesse perfeito até a inauguração.
- Sou obsessiva por personalidade. Algumas vezes isso é um defeito. Dependendo da hora, vira uma qualidade – sentencia a diretora.
Com a reforma concluída, Carla desabafa que foi alvo de severas críticas quando decidiu deixar o prédio fechado durante 18 meses, no ano de seu centenário, e adiar a inauguração por duas vezes.
- Não poderia abrir de qualquer jeito. Quando a gente começou a tirar as camadas de pintura feitas nas várias reformas, começamos a ver que tinha outro teatro ali debaixo, o teatro original. Eu ficava “apanhando” nos jornais, era gente reclamando que o teatro não estava aberto e o prazo não era cumprido. Falavam como se estivesse reformando o banheiro de casa, como se eu não tivesse uma responsabilidade de fazer o melhor com o dinheiro público em um prédio público – afirma.
Marcar a retomada do cinema brasileiro, com o filme Carlota Joaquina, que atingiu a marca de mais de 1,5 milhão de espectadores, em 1995, não foi tão desafiante quanto gerir as obras do teatro.
- Este período foi difícil. Quando a secretária de Cultura, Adriana Rattes, me convidou, sabia que teria uma grande obra pela frente. Precisava equilibrar isso emocionalmente e tomar uma atitude interna mais profunda de como eu iria lidar com isso. Não aceitaria o cargo para ser infeliz. Não era simplesmente aceitar um trabalho. Arrumei um amante dodói, mas lindo, do qual eu teria de cuidar – conta a diretora do Municipal.

Lula, Cabral e Paes inauguram UPA na Cidade de Deus

A união dos governos federal, estadual e municipal está trabalhando para recuperar uma antiga dívida social com parte da população residente em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio. Hoje, essa parceria que já acontece nas áreas de segurança pública e educação foi ampliada à saúde. A partir desta segunda-feira (31/5), os cerca de 65 mil moradores da Cidade de Deus passam a contar com os serviços da Unidade de Pronto-Atendimento Municipal (UPA 24 horas) inaugurada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do governador Sérgio Cabral e do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes.
- Graças à eficiência da política de segurança pública do Cabral, a Cidade de Deus está sendo assistida, embora ainda haja muito por fazer. As UPAs vieram para dizer que o povo pobre deste país tem que ser tratado com respeito, decência e dignidade, com equipamentos modernos, de primeira qualidade - disse o presidente Lula, elogiando não apenas o programa de saúde idealizado e colocado em prática pelo governador Sérgio Cabral, mas, ao mesmo tempo, a segurança, com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) atuando em 17 outras comunidades antes dominadas pelo tráfico e milícia.
Cabral anunciou durante o evento a inauguração, no próximo mês de agosto, de um restaurante popular na Cidade de Deus, bairro que já registra desde o início das operações da UPP local um aumento de 30% no número de alunos matriculados nas escolas da rede pública, além do incremento da educação, com a abertura de 26 novos cursos profissionalizantes no Centro Vocacional Tecnológico (CVT), da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec).
- Estou muito feliz por mais esta conquista para a Cidade de Deus. As UPAs 24 horas fazem parte de um programa de Estado hoje exportado para todo o Brasil - festejou o governador, lembrando que o modelo de saúde que começou a ser implantado no Estado do Rio em maio de 2007, com a abertura da primeira UPA, no Complexo da Maré, já foi adotado pela União que, até o fim deste ano, instalará 500 Unidades de Pronto-Atendimento no país.
A UPA Cidade de Deus é a quinta administrada pela Prefeitura do Rio. As outras funcionam na Vila Kennedy, na Rocinha, no Complexo do Alemão e em Manguinhos. Até o fim de 2012, serão inauguradas mais 15 unidades na cidade.
A unidade administrada pela Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil oferece serviços de urgência e emergência e deve realizar, em média, 9 mil atendimentos por mês. O investimento de R$ 4 milhões beneficiará 150 mil pessoas do bairro e regiões próximas.
A UPA conta com serviços de acolhimento e classificação de risco para agilizar o atendimento médico e odontológico de urgência e emergência para crianças e adultos. Esse modelo melhora o atendimento e otimiza as emergências de hospitais, que recebem os casos mais complexos. Hoje, apenas 0,5% dos pacientes que procuram as UPAs é transferido para hospitais.
A unidade tem nove leitos de observação adulta, quatro de emergência, quatro de observação infantil e dois de observação individual; seis consultórios de atendimento médico, um odontológico, dois de classificação de risco e um de atendimento social; sala de reanimação e emergência; salas de imobilização e de sutura; e laboratório de análises clínicas com raios-x e eletrocardiograma. A UPA da Cidade de Deus também conta com sala de procedimentos, higienização, farmácia, central de esterilização, almoxarifado e setor para coleta de sangue.
O programa UPA 24 horas, do Governo do Estado, já conta com 31 unidades em bairros da capital e municípios do interior. A primeira foi inaugurada no Complexo da Maré. Depois, vieram as de Irajá, Bangu, Campo Grande, Santa Cruz, Tijuca, Ricardo de Albuquerque, Botafogo, Vila Sarapuí, Marechal Hermes, Cabuçu, Realengo, Ilha do Governador, Jacarepaguá, Penha, Campo Grande, Engenho Novo, Duque de Caxias, Barra Mansa, Volta Redonda, Manguinhos, Rocinha, Belford Roxo, Três Rios, Queimados, São Gonçalo, Teresópolis, Cabo Frio e Araruama.

Beltrame ressalta a importância das UPPs no Estado

A criação das UPPs (Unidade de Polícia Pacificadora) e as ações desenvolvidas à frente da Secretaria de Segurança do Rio conferiram prestígio e credibilidade a seu gestor, José Mariano Beltrame. O secretário, que ganhou mais um prêmio de agradecimento pelos serviços prestados ao Estado, na tarde desta segunda-feira (31/5), acredita que o reconhecimento deve-se às ações que visam controlar os territórios cariocas, antes dominados pelo tráfico, para combater o crime.

- A filosofia do Estado é o controle e combate ao crime, à violência, como consequência. Não resolvemos o problema, só fizemos parar um trem que vinha descarrilado. Tínhamos problemas graves de milícias com ramificações dentro das casas legislativas. O tráfico tinha o domínio em determinadas áreas, onde o Estado não se mostrava presente. O tráfico não acabou, mas tomamos o controle dos espaços – conta Beltrame.

Desde dezembro de 2008, mais de 800 militares treinados ocuparam 17 morros do Rio, beneficiando mais de 140 mil moradores. Até 2014, o governo prevê a implantação de mais 40 unidades, em cerca de 150 comunidades, que irão alcançar 500 mil pessoas.

A segunda etapa da polícia comunitária consiste em fazer um trabalho de cerco e prisão dos traficantes remanescentes, que, aos poucos, são denunciados pelos próprios moradores.

- A comunidade tem perdido o medo de falar, estamos contando com apoio deles. Na segunda etapa do trabalho, vamos prender os que restam, eles vão fugir ou perderão a vida em confrontos. Se entrarem com 10, 15 bandidos num morro, eu ponho 500 homens e corro com eles de lá - conclui Beltrame.

A afirmação do secretário é ilustrada pelas estatísticas: no morro Dona Marta, primeiro a receber o policiamento, os homicídios caíram 100%, o roubo de carros, 44%, e a apreensão de drogas aumentou 100%, nos dois últimos anos. Na Cidade de Deus, os homicídios e roubo de carros caíram 82%, enquanto a apreensão de drogas cresceu 55%, após receber a UPP, em fevereiro de 2009.

Para Beltrame, a política das UPPs não resolve o problema do tráfico, mas contribui para o controle total do Estado e deve ter como aliada todos os entes da União.

- Essa política faz com que as coisas caminhem. Na cidade, a sensação é de que algo se move, já que o processo de dominação começou há 40 anos e, de lá para cá, sucessivos governos não apenas ignoraram o problema, como alguns deles chegavam a negar sua existência. A questão só se resolve com o envolvimento efetivo da União, dos municípios, dos Estados, de todos. Não se pode fazer uma discussão em cima de episódios; é preciso uma ideologia de segurança, de muito investimento em estrutura, tecnologia, treinamento e, principalmente, capacidade de decisão – conclui.

Beltrame recebeu hoje, do presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, medalha do Mérito Industrial do Rio de Janeiro, por se destacar pelos serviços prestados à indústria fluminense e ao país.

Projeto desperta jovens de comunidades do Rio para a indústria da moda

Um projeto com objetivo de despertar o interesse de jovens de comunidades pobres do Estado do Rio de Janeiro pelo mercado da moda é um dos destaques de uma oficina montada no estande da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), no salão de negócios Rio-a-Porter, que ocorre em paralelo à Fashion Rio. O Despertar para a Moda, segundo o presidente da Firjan, Eugenio Gouvêa Vieira, é um dos projetos mais importantes em que a entidade está envolvida no momento.
Gouvêa Vieira disse ainda que é importante “mostrar aos jovens, principalmente das unidades pacificadas, que existe a oportunidade de renda importante e que existe demanda. Só precisa haver qualificação um pouco maior. E nós estamos trabalhando nessa direção”.
Para a gerente do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Rio de Janeiro do setor moda (Senai Moda), Cristiane Alves, o projeto Despertar para a Moda representa a oportunidade de primeiro emprego para muitos jovens fluminenses.
- O Despertar para a Moda surgiu de uma necessidade e uma preocupação colocadas pelas ‘grifes’ e pelas indústrias do estado do Rio de Janeiro relacionada à qualificação e renovação da mão de obra que está na produção.
Inicialmente, a Firjan, por meio do Senai Moda, começou colocando à disposição do mercado cursos de treinamento e qualificação.
- Só que a gente percebeu que o problema não era este. O problema era o interesse dos jovens pelo mercado da moda e pelas profissões que estão na produção da moda - afirmou a gerente do Senai Moda.
Cristiane Alves informou que o projeto está sendo levado para as escolas do Serviço Social da Indústria (Sesi) e, também, para dentro das comunidades populares. A Firjan pretende ainda, em parceria com a prefeitura carioca, levar o Despertar para a Moda para as escolas municipais de comunidades onde as unidades policiais pacificadoras estão instaladas.
O gerente do Centro Internacional de Negócios (CIN) da Firjan, João Paulo Alcântara, revelou que o setor de vestuário e confecção do Rio de Janeiro responde atualmente pela geração de cerca de 92 mil empregos diretos e indiretos, englobando em torno de 3,5 mil indústrias e pequenas confecções. É a terceira maior atividade empregadora do estado do Rio, ficando atrás do setor de alimentos e a da cadeia de petróleo e gás.

Principais matérias do estado do Paraná

Reajuste dos servidores vai ser depositado em junho retroativo ao pagamento de maio

aO governador Orlando Pessuti anunciou nesta segunda-feira (31), durante reunião com o Fórum dos Servidores Públicos Estaduais realizada no Palácio das Araucárias, em Curitiba, que o reajuste geral de 5% será depositado na folha de junho. O pagamento, por outro lado, será retroativo ao mês de maio, explicou o governador. Pelo quarto ano consecutivo, o Governo do Paraná vai corrigir os salários, aposentadorias e pensões do funcionalismo. O reajuste geral acumulado no período 2007-2010 chega a 20,5%. A medida beneficia 252,5 mil pessoas, entre servidores da ativa, aposentados e pensionistas.

Pessuti pede aos chefes regionais do IAP mais rapidez nos licenciamentos ambientais

aO governador Orlando Pessuti se reuniu nesta segunda-feira (31), em Curitiba, com chefes regionais do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), para discutir licenciamentos ambientais. “Dentro de alguns dias vamos iniciar centenas de obras e precisamos de uma agilidade maior dos nossos técnicos ambientais. Determinamos a eles que dêem a devida atenção às questões legais”, explicou Pessuti. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Jorge Augusto Callado Afonso, explicou que serão analisadas não apenas as questões ambientais, mas também as sociais e econômicas.

Nova sede de farmácia especial vai descentralizar atendimento

aO secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, inaugurou nesta segunda-feira (31) a sede da Farmácia Especial Metropolitana II, que funcionará no prédio do Centro Regional de Especialidades (CRE) Kennedy, Portão, em Curitiba, a partir de 1.º de julho. Atualmente, 20 mil pacientes estão cadastrados para receber medicamentos excepcionais na Farmácia Especial da Barão do Rio Branco, anexa à 2.ª Regional de Saúde Metropolitana. A expectativa é que 25% dos pacientes sejam remanejados para a nova farmácia.

Copel instala equipamento para dar mais agilidade a atendimentos na falta de luz

aNova tecnologia aplicada pela Copel dá mais agilidade ao atendimento nos casos de falta de luz, que agora podem ser solucionados por comando digital. Dezenas de chaves, equipamentos da rede elétrica que possibilitam alterar e redirecionar o fluxo de energia elétrica pelos condutores conforme a necessidade, recebem equipamentos de automação e comunicação por fibra óptica. Com isso, tais chaves poderão ser operadas a partir de centrais em Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.

Bancos de leite humano do Paraná são homenageados pela Secretaria da Saúde

aO secretário da Saúde, Carlos Moreira Junior, entregou na manhã desta segunda-feira (31), em Curitiba, placas de honra ao mérito aos oito bancos de leite humano (BLH) do Paraná. O Estado teve a maior produtividade na coleta de leite humano, em 2008, e foi homenageado pelo Ministério da Saúde. Em 2009, foram coletados mais de 16 mil litros de leite dos oito bancos do Estado, que foram doados por aproximadamente 13 mil mulheres. “Esse número possibilitou que oito mil crianças tivessem acesso ao leite materno”, lembrou o secretário.

Site mostra medidas do governo de apoio a municípios do Paraná

aA população agora pode acompanhar as liberações de recursos do governo do Estado para os municípios do Paraná. O sitewww.governonosmunicipios.pr.gov.br divulga diariamente notícias e informações sobre decisões, medidas, autorizações de obras, repasses financeiros e lançamento de programas sociais que beneficiam as cidades do Paraná. A atualização do site é feita pela equipe da Casa Civil.

Paraná quer prorrogar campanha de vacinação contra febre aftosa

aA Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Paraná está pleiteando ao Ministério da Agricultura a prorrogação da campanha estadual de vacinação contra a febre aftosa para até dia 12 de junho. Segundo explicou o diretor do Defis (Departamento de Fiscalização e Sanidade Agropecuária), Marco Antonio Teixeira Pinto, a medida se faz necessária em função da falta de vacinas no mercado. Segundo levantamento feito por técnicos da Divisão de Sanidade Animal (DSA), a defasagem é de 200 mil doses, o que corresponde a aproximadamente 5% do rebanho a ser imunizado.

Jornalistas participam em Paranaguá de seminário sobre operações portuárias

aA Assessoria de Comunicação dos portos de Paranaguá e Antonina promoveu nesta segunda-feira (31) o 3º Seminário para Jornalistas. O tema desta edição foi “Operações Portuárias”. Ao todo, 34 profissionais de todo o Estado participaram e puderam ver, no cais e também no mar, o processo de carga e descarga de mercadorias, a infraestrutura e logística dos terminais paranaenses.

Governador discute regularização de obras com prefeitos da região do Vale do Ivaí

aPessuti solicitou um levantamento de obras não concluídas e que necessitam de licitação a todos os prefeitos da Associação dos Municípios do Vale do Ivaí (Amuvi). “Estamos equacionando a questão da liberação de recursos para o recape asfáltico, para construção de Bibliotecas Cidadãs, Clínicas de Saúde da Mulher e da Criança e quadras cobertas para escolas estaduais”, explicou o governador. O presidente da Amuvi e prefeito de Cruz Maltina, Maurício Bueno, disse que a reunião com o governador foi uma oportunidade para apresentar suas principais necessidades.

Pessuti recebe lideranças estudantis e representantes do Fórum Estadual da Cultura

Durante a reunião, alunos do Colégio Estadual do Paraná agradeceram ao governador pela decisão de estabelecer eleições livres para a escolha da direção da instituição. Também foram discutidos projetos de incentivo à cultura, como o que aumenta para 1,5% do orçamento estadual os recursos destinados à área. “Daremos todo o apoio para projetos que visem a valorização da nossa cultura”, disse o governador.

Procon dá dicas para compra dos presentes para o Dia dos Namorados

Mais uma data de troca de presentes se aproxima. O Dia dos Namorados, em 12 de junho, exige cautela na hora das compras e, para evitar problemas, o Procon-PR dá algumas dicas. Uma das principais é exigir sempre a nota fiscal, para fins de conferência e garantia. Em caso de dúvida ou problema, consulte o Procon-PR, pessoalmente, na Alameda Cabral, 184, Centro, em Curitiba, ou pelo telefone 0800-41-1512.

Jogos Colegiais do Paraná têm os primeiros campeões de 2010

aA fase final dos 57º Jogos Colegiais do Paraná (Jocop’s) entrou no terceiro dia de disputa nessa segunda-feira (31), com três das 15 modalidades encerradas - ginástica rítmica, natação e taekwondo, todas da sede Campo Mourão, onde estão sendo realizadas também as modalidades de handebol e xadrez. Sobre esta última, já foram conhecidos os campeões das provas relâmpago e rápido para os alunos de ensino regular e todos entre os alunos com necessidades educacionais especiais. A competição vai até sábado (5) em Apucarana, Ibiporã, Marialva, Maringá, Rolândia e Campo Mourão.

Quarto Festival de Cinema da Lapa é lançado em Curitiba

aA Cinemateca de Curitiba foi o local escolhido nesta segunda-feira (31) para o lançamento oficial da quarta edição do Festival de Cinema da Lapa 2010, que será realizado entre os dias 9 e 13, juntamente com as comemorações do aniversário do município da Lapa. O evento, que é organizado pelo Instituto Borges da Silveira e pelo Instituto Histórico e Cultural da Lapa, já reuniu mais de 30 mil participantes, desde a primeira edição, em 2005.

HOSPITAL LUIZ VIANA FILHO É ENTREGUE REFORMADO À POPULAÇÃO DE ILHÉUS

Com 40 anos de serviços prestados à população do litoral sul, o Hospital Geral Luiz Viana Filho, localizado em Ilhéus, a 465 quilômetros de Salvador, conta a partir deste sábado (29) com novos pronto-socorro e centro de diagnóstico por imagem. A ampliação do hospital, que atende mais de dez municípios baianos, foi inaugurada pelo governador Jaques Wagner
No hospital público, que realiza seis mil atendimentos por mês, foram investidos aproximadamente R$ 728,7 mil na recuperação de cobertura e telhado, instalação de novo Raio X, além de reforma da Emergência e das enfermarias adulto e pediátrica.
Em visita às instalações, Wagner conferiu de perto o mais moderno tomógrafo do interior. O novo aparelho passa a dar diagnóstico do crânio em quatro minutos, que pode ser avaliado por equipes médicas de qualquer parte do mundo, já que os exames serão transmitidos pela internet.
“Nesses 3 anos e 4 meses, estamos fazendo uma revolução na saúde. Entregamos medicamento em casa, reduzimos em 30% a incidência da dengue, o Programa Saúde e Movimento já atendeu 200 mil pessoas, realizamos 50 mil cirurgias de carne do olho e catarata, organizamos mutirões de cirurgia bariátrica, além de recuperar 45 mil quilômetros de estrada. Aqui é só uma parte do que a gente deve à cidade. Estamos tirando do papel as Zonas de Processamento de Exportações (ZPE) e vamos trazer uma indústria têxtil para a região”, declarou Wagner.
Segundo o governador, as ações que o governo estadual têm desenvolvido promovem uma revolução na saúde do estado. "Até o fim do ano serão entregues o Hospital Estadual da Criança, em Feira de Santana; Hospital do Subúrbio, em Salvador; o Hospital de Teixeira de Freitas; e o Hospital Geral de Eunápolis, e mais 73% da população será atendida pelo Samu", completou.
A reforma do hospital, que desde sua inauguração nunca passou por intervenções, abre um novo ciclo de desenvolvimento da saúde na região. Homens e mulheres terão atendimento uniformizado com a implantação das divisões de espaços. A nova estrutura oferece também uma sala de procedimentos cirúrgicos, com metade dos leitos monitorizados, e mais uma nova unidade intermediária para receber os pacientes em estado grave.
Este ano, o governo já implantou o Serviço de Cirurgia Ortopédica e Traumatológica, para cirurgias eletivas nos pacientes que dão entrada pelo pronto-socorro. Com o funcionamento da Rede de Trauma, o hospital passa a ter maior agilidade na resolução dos casos, além de reduzir o tempo de permanência dos pacientes.
O secretário da Saúde, Jorge Solla, lembrou que o Hospital Geral viveu, ao longo desses 40 anos, seus piores momentos e nem mesmo o terreno era legalizado, o que não permitia o recebimento de recursos federais. “Hoje a regularização do terreno, e a implantação do centro de imagem, que é o mais moderno da Bahia, coloca a unidade, que tinha uma péssima fama, numa posição de destaque. Há uma mudança no conceito da unidade, que passa a ser referência em saúde”, afirmou Solla.
Na oportunidade, o governador anunciou melhorias na infraestrutura do município. Com recursos de cerca de R$ 421,5 mil, foram pavimentadas ruas e avenidas de Ilhéus. A Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) foi autorizada a firmar convênio com a prefeitura para reforma dos centros de abastecimento do Malhado e Urbis, no valor de R$ 500 mil, autorização para execução de obras de pavimentação asfáltica, no valor de R$ 1 milhão, além de divulgar a reforma do Terminal Pesqueiro do município, com investimento de R$ 10 milhões.
População está satisfeita com os novos investimentos
O comerciante Sérgio Ribeiro montou sua lanchonete no centro de abastecimento da Urbis, e de lá pra cá, sempre lutou por melhorias no local. Ele acabou se tornando uma referência para os colegas na hora de bradar por segurança e pela reforma do telhado e dos banheiros. “Trabalho há 3 anos e tem muita coisa que precisa ser feita aqui. A reforma que a gente tanto espera é o telhado. Estamos na mão da vagabundagem, não temos guarda municipal. Continuamos a trabalhar porque temos sangue no olho. Espero que, dessa vez, com o governador assinando o termo, a reforma seja feita. E com sucesso. Para que a gente possa trabalhar e movimentar o comércio da cidade”.
Aos 73 anos, a bem-humorada Dona Maria Isabel, moradora da rua José Nascimento, no Banco da Vitória, há dois meses atrás, sofreu um acidente quando voltava da casa de seu filho. À época, sua rua não tinha calçamento e muito menos asfalto. Hoje, de sorriso largo com as obras de urbanização que foram feitas, ela narra o ocorrido. “Sem eu ver eu já tava lá dentro do buraco. Mandaram chamar o Samu e tudo. O marido de uma amiga e outras moradoras me ajudaram a me levantar. Até hoje tenho marcas. Hoje, a rua tá asfaltada, taparam o buraco e os meninos podem brincar. Quando bota um som eu posso dançar e pintar o diabo”.
“Quando chovia era muito difícil, acumulava lama, abria buracos e hoje com as obras o carro de lixo já passa por aqui”, relata a moradora do Banco da Vitória há 10 anos, Melaine Costa.
Entidades sociais apoiam o Complexo Intermodal Porto Sul
Em coletiva à imprensa, Wagner recebeu um manifesto, documento assinado por entidades sociais que defendem a implantação do Complexo Intermodal Porto Sul. Além de um porto “off-shore”, o projeto de desenvolvimento inclui a construção da Ferrovia de Integração Oeste-Leste, um aeroporto internacional, área industrial, novos acessos rodoviários e uma ZPE.
“O Porto Sul não é um porto industrial. É um porto para carga e descarga de minério de ferro e celulose com ZPE recuada, pensando no desenvolvimento da região sem prejuízo ambiental. Esse projeto foi trabalhado ao longo de 1 ano e 2 meses, cotados sete pontos na costa se chegou a um ponto com melhor custo benefício. Melhor posicionado com menor impacto ambiental”, esclareceu Wagner, que, na ocasião, declarou que já houve audiência pública.
Segundo o governador, tanto o porto, quanto o aeroporto, a ferrovia e as ZPE vão se transformar em realidade. “A ordem de serviço da ferrovia já foi assinada. O novo aeroporto só não entrou no PAC-2, pois a Infraero está realizando um estudo dos aeroportos”.
A presidente da União dos Estudantes Secundaristas de Ilhéus, Kaliny Viana, membro do movimento Porto Sul Já, disse acreditar que o benefício maior com a construção do porto é o escoamento não só do minério de ferro, mas de grãos, soja, cacau e trigo. “Nós teremos o olhar do governo para nossa comunidade, que necessita de saneamento básico, escolas, água. Nós apoiamos a construção pelo benefício à comunidade, mas com abertura do desenvolvimento para toda a região sul do estado”.

BAHIA E CHINA AMPLIAM PARCERIAS PARA BIOCOMBUSTÍVEIS, PESCA E AGRICULTURA

O governador Jaques Wagner recebeu nesta sexta-feira (28) a visita de uma comitiva chinesa comandada pela vice-governadora da província de Shandong, Wang Suillan. Durante o encontro, foram discutidas parcerias nas áreas da produção de biocombustíveis, pesca e agricultura.

Os chineses, que já possuem parceria com a Bahia nas áreas de mineração e turismo, têm interesse em ampliar a produção de biocombustíveis. A Bahia quer desenvolver a pesca industrial e conta com o apoio dos chineses. Na agricultura há a possibilidade de aumentar o comércio de produtos, principalmente frutas e soja. 

Para o governador, a similaridade entre a Bahia e Shandong é um facilitador para a realização de parcerias e negócios. “Aposto muito na relação Brasil-China como uma parceria de negócios e espero que a similaridade e a aproximação entre nós possam aumentar ainda mais”, declarou.

A comitiva chinesa fica em Salvador até o meio-dia deste sábado (29), quando segue para o Rio de Janeiro. A visita de Wang Suillan à Bahia foi uma retribuição à viagem feita a Shandong por Wagner em setembro de 2009, além de uma missão da Secretaria da Agricultura. 

Os constantes encontros para viabilizar a realização de negócios e parcerias aumentaram o superávit da balança comercial baiana com a China. Em 2006, o saldo entre importações e exportações era de R$ 70 milhões, e em 2009 chegou a R$ 500 milhões.

Shandong é o terceiro polo industrial da China, com 90 milhões de habitantes. A capital, Jinan, possui oito milhões de habitantes e concentra uma importante zona industrial de alta tecnologia.

INVESTIMENTO DE R$ 175 MILHÕES LEVA ÁGUA AOS MUNICÍPIOS DO SEMIÁRIDO

O destaque do programa Conversa com o Governador desta semana, produzido pela Assessoria Geral de Comunicação do Governo do Estado (Agecom), é o programa Água para Todos na região de Irecê. O ouvinte também vai poder se informar sobre outras adutoras, Unidades de Saúde da Família (USF) e viaturas que foram entregues em municípios do interior da Bahia, sobre o Sistema Único de Assistência Social (Suas), que já está presente em 100% dos municípios baianos, e sobre o 6º Feirão de Imóveis da Caixa Econômica Federal. O governador fala ainda a respeito da primeira neurocirurgia realizada no Hospital Geral de Vitória da Conquista.
Segundo o governador Jaques Wagner, na semana passada, em Itaguaçu da Bahia foi anunciada uma obra importantíssima para a região, que é a primeira etapa da adutora do São Francisco e que será completada até Irecê, num total de R$ 175 milhões. “Pela primeira vez, o povo de Itaguaçu da Bahia vai ter água tratada. E, finalmente, toda aquela apreensão da população de Irecê e da região, que é abastecida pela adutora de Mirorós, vai ser sanada na medida em que, no final dessa obra, teremos todo o sistema bombeado com duas alternativas: uma é a adutora de Mirorós e a outra a adutora do São Francisco, na altura de Xique-Xique”.
Para Wagner, essa é uma grande notícia dentro do programa Água para Todos, na semana em que se comemorou os 39 anos da Embasa. O governador disse que também foi a Itiúba e Andorinhas, onde anunciou uma nova adutora, a de Ponto Novo. “Em Itiúba nós fizemos a entrega de sete Unidades de Saúde da Família e temos oito escolas sendo reformadas”.
Em Oliveira dos Brejinhos, segundo o governador, foram inauguradas duas Unidades de Saúde da Família e autorizadas outras obras do Água para Todos. “Partimos para Irecê, onde entregamos 12 viaturas, também comemoramos a assinatura da primeira etapa da adutora do São Francisco e anunciamos a retomada das obras da ordem de R$ 6 milhões do Centro de Comercialização Regional. Em Irecê, tivemos várias outras obras, que foram anunciadas ou assinadas”.
Sistema Único de Assistência Social
Wagner lembrou que a Bahia alcançou 100% de habilitação dos municípios no Sistema Único de Assistência Social (Suas), que pretende fazer, na área de assistência social, o mesmo que o SUS faz na área da saúde. “Em 2010 nós estaremos instalando mais 89 Cras, que são os Centros de Referência em Assistência Social, em 69 municípios, beneficiando mais de 315 mil famílias”.
O governador disse também que agora a transferência dos recursos é realizada fundo a fundo. “Essa transferência é automática – e ao todo serão transferidos perto de R$ 2 milhões exatamente para custear esses novos 89 Cras”.
Para o governador, a assistência social é fundamental para completar políticas públicas, principalmente voltadas à população mais humilde e mais simples. “Eu fico muito satisfeito de ver o crescimento de toda rede de assistência social no nosso estado”.
Sobre o Feirão da Casa Própria, Wagner disse que foram vendidos cerca de cinco mil imóveis. “São R$ 773 milhões contratados em apenas três dias de Feirão e é, em relação ao do ano passado, um incremento de 130%”, contabilizou. O governador relacionou este aumento na venda de imóveis ao aumento dos empregos que, segundo ele, devem bater novos recordes a partir da construção civil.
“É claro que o Minha Casa Minha Vida ganhou local de destaque, além dos dois programas nossos: um voltado exclusivamente para funcionários da segurança pública e outro para funcionários públicos em geral – onde o Governo do Estado e também o governo federal, por meio do Pronasci, dão subsídios e amparam a esses profissionais na aquisição da sua casa própria.
O governador comentou sobre o centro cirúrgico para neurocirurgia do Hospital Geral de Vitória da Conquista, onde a primeira paciente – uma senhora de 40 anos – já fez a cirurgia de um aneurisma. “Parabéns a toda equipe e boa recuperação para a paciente”.
O programa Conversa com o Governador é veiculado toda terça-feira pela rádio Educadora FM 107,5 Mhz e reproduzido por vários veículos de comunicação, além de ficar disponível na página Conversa e pelo 0800-071-7328.