Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Pessuti instala sede administrativa do Governo do PR em Guarapuava

O governador Orlando Pessuti assinou, na manhã desta quinta-feira (27), o termo que instala em Guarapuava, até sexta-feira (28), a sede administrativa e a capital cívica do Paraná. A transferência da estrutura do Estado para o município faz parte da terceira etapa do Programa de Descentralização do Governo do Paraná, que já percorreu Ponta Grossa e Maringá.

A interiorização incluiu, na manhã desta quinta-feira (27), a reunião da Escola de Governo e, à tarde, despacho com prefeitos e outros compromissos oficiais com lideranças dos 36 municípios da região. Na sexta, o Pessuti e secretários participam de inaugurações de obras ou e assinatura de ordens de serviços em municípios da região (ver relação dos eventos na seção “Aviso de Pauta”).

O governador destacou a importância histórica e geográfica que a região Centro-Sul para a formação cultural, para a consolidação do território do Paraná e para o desenvolvimento do Estado. “É um dos principais polos da formação da nossa história e da nossa cultura”, afirmou Pessuti. Ele lembrou que parte da região integrou o Território do Iguaçu (território federal criado no governo Getúlio Vargas, nos anos 40), era a Rota dos Tropeiros, e é nela - na Serra da Esperança - que nasce o Rio Ivaí, cuja bacia hidrográfica é uma das mais representativas do Paraná. “Um rio dos mais importantes, que corta 150 municípios.”

INVESTIMENTOS - Apesar dessa relevância na formação do Estado, a região apresenta os menores índices de desenvolvimento humano (IDH) do Paraná. Porém, esse cenário, gradativamente, vem se modificando com os investimentos que o Governo do Estado faz desde 2003, conforme ressaltou o governador. Essas ações foram apresentadas num vídeo na abertura da reunião.

Além dos investimentos em educação (R$ 39 milhões na região, com a construção de 13 escolas, ampliação de 63 outras e construção de 37 quadras cobertas), saúde (destaque para a implantação de 23 centros da mulher e da criança) e em segurança (queda de 46% nos índices de homicídios), o governador fez menção especial ao Programa Leite das Crianças. Trata-se de um programa social, que ao mesmo tempo fomenta o crescimento econômico, ao incrementar as atividades de toda a cadeia leiteira (da pecuária aos laticínios, e distribuidores). “É um programa que neste mês faz sete anos e mudou a história da nutrição e da saúde infantil no Paraná.”

Pessuti falou da assistência às comunidades quilombolas e às comunidades indígenas que o Estado tem fornecido a Guarapuava e municípios vizinhos. “Esta região merece ações específicas.”



BOX – PESSUTI ANUNCIA MEDIDAS, EM ENTREVISTA COLETIVA



Antes do início da reunião da Escola de Governo em Guarapuava (no campus Santa Cruz da Unicentro), o governador Orlando Pessuti concedeu entrevista coletiva. A jornalistas locais, ele antecipou os temas que seriam tratados no encontro. Confira os principais pontos:

- Resultados da interiorização

Pessuti explicou que, ao aproximar a estrutura do Estado das prefeituras e das comunidades locais, com a Descentralização do Governo do Paraná, o governo agiliza e desburocratiza o andamento de obras e outras ações. Isso porque, conforme reforçou, todas as prefeituras da região têm contato direto com os órgãos estaduais, para superar eventuais entraves.

- Saúde

Sobre o credenciamento, para atendimento pelo SUS, de leitos do Hospital São Vicente de Paula, em Guarapuava, o governador reiterou que a decisão final cabe ao Ministério da Saúde, mas assegurou que a Secretaria de Estado da Saúde tem acompanhado de perto o processo.

- Ensino superior

Pessuti informou ainda que um grupo de trabalho está sendo constituído para viabilizar a implantação de campi da Unicentro em Pitanga e em Laranjeiras do Sul. Sobre a contratação de servidores para a Unicentro, explicou que as nomeações de concursados têm sido rotina na área de ensino superior.

- Terreno para o Judiciário

As cinco famílias que ocupam uma área que pertencia ao Executivo (ao DER) e havia sido doada ao Judiciário, em Guarapuava, serão realocadas pela Cohapar, adiantou o governador. “Com isso, o Judiciário poderá construir o novo fórum”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário