Translate

;)

CONDESCO DE VOLTA

O blog Condesco está de volta.
E dessa vez estamos com notícias cada vez mais atualizadas.
A gradecemos a sua visita. Se caso tenha problemas com o blog entre em contato através do nosso e-mail: jornal.correiodosertao@gmail.com.
Um forte abraço da nossa redação a todos os nossos leitores.

Deixe seu comentário




Se possível, deixe nos comentários notícias ou acontecimentos de seu país.

Ou se preferir envie uma e-mail para: jornal.correiodosertao@gmail.com

Você vale muito para nós!!!



segunda-feira, 31 de maio de 2010

Governador entrega dez tratores para agricultores da região de Guarapuava


O governador Orlando Pessuti entregou nesta quinta-feira (27), durante a 3ª reunião do Programa de Descentralização do Governo, em Guarapuava, mais dez máquinas do programa Trator Solidário a produtores rurais dos municípios de Laranjeiras do Sul, Pitanga, Goioxim e Rio Bonito do Iguaçu. Apenas para a região Centro-Sul - que compreende os Núcleos Regionais da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e União da Vitória - já foram entregues 610 tratores. Desde o início do programa, em 2007, 5,2 mil tratores foram entregues, beneficiando cerca de 7,7 mil famílias. Segundo Pessuti, o objetivo é entregar, até o final deste ano, 6,5 mil tratores aos pequenos produtores, o que irá contribuir para mudar o perfil da pequena e média propriedade no Estado.

O Trator Solidário se transformou no maior programa de mecanização popular para as propriedades rurais. Ele introduziu no País as condições que permitem aos agricultores familiares comprar tratores por preços de 25% a 30% mais baixos que os de mercado. O financiamento das máquinas é feito por linhas de crédito do Banco do Brasil e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Nesta quinta-feira (27), os tratores foram entregues pelo governador aos agricultores Ernesto Zocche, Marcelo Machado, José Zacalusny, Valentin Chavaren, Elio Machado e Claudenir Silvestre.

O secretário da Agricultura e Abastecimento, Ericson Chandoha, destaca que atualmente não existe mais fila de espera no Programa. “Os agricultores devem procurar os Escritórios Locais da Emater e fazer a pré-proposta, que será analisada. Estando em conformidade com as normas do Programa, será encaminhada aos agentes financeiros para o financiamento e aquisição do bem”, explica o secretário. Pelo fato de não haver mais fila de espera, os financiamentos estão sendo liberados em até 30 dias. Durante este prazo os produtores apresentam a documentação e assinam o financiamento.

Até agora foram aplicados aproximadamente, R$ 230 milhões em operações de financiamento do Programa Trator Solidário. Para o agricultor Valentim Schavarin, que possui uma propriedade de 18 alqueires no município de Pitanga, o trator veio em boa hora. “Nunca tivemos uma oportunidade de comprar trator e se não fosse este Programa do Governo do Estado não teríamos condições. Este equipamento ajudará muito na produção e na renda da nossa família”, diz. Outro agricultor contemplado com o trator foi José Zacalusni. Para ele, o subsídio do Governo proporcionou a realização de um sonho. “É uma máquina necessária e que não tínhamos como comprar com o valor de mercado. Então, para nós este programa vai melhorar muito o trabalho no campo”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário